Servidor de Aplicação Web

3 respostas
T

Olá Pessoal,

Gostaria, se possível, que alguém do forum explicasse algumas dúvidas q eu tenho.

Existem vários manuais na internet que falam sobre como configurar o Tomcat, entretanto não deixam claro, ao meu ver, o seu conceito e a sua função.

Gostaria de saber qual a verdadeira função do tomcat?

É ele que é o responsável por disponibilizar a aplicação para ser acessada pela web?

Tomcat seria a ponte entre o navegador web(cliente) e a aplicação java que encontra-se no servidor?

Numa aplicação web multi camadas, com a interface em jsp, servlets + java beans representando a camada de negócios e mais a camada de dados, o tomcat seria o servidor de aplicação web?

E onde entra o middleware nesta história? Pelo que eu sei, middleware é uma camada de software que serve para abstrair detalhes da programação em redes. Utilizando j2ee, estamos fazendo exatamente isso, ou seja, o programador está desenvolvendo um sistema web da mesma forma que se estivesse implementando um sistema local, não se preocupando com os detalhes de rede

Desde já agradeço!
Tiago

3 Respostas

G

“tiagoazevedo2006”:

Gostaria de saber qual a verdadeira função do tomcat?

Hospedar aplicações JEE e prover alguns servicos para as mesmas.

Sim, é através dele que você poderá acessar a sua aplicação.

Na verdade, ele está hospedando sua aplicação que se encontra no servidor. Ou seja, se a aplicação está hospedada no TomCat, você poderá acessar.

Não. O tomcat é um container, pois não implementa um container EJB. Um exemplo de AS é o JBoss.

T

Obrigado por eliminar algumas de minhas dúvidas sobre o assunto.
Porém ainda tenho umas questões a fazer:

Tomcat é apenas um web container;
É possível implantar uma aplicação web apenas com o tomcat;

Então, uma aplicação web não precisa, a menos que utilize EJB, de um servidor de aplicação web?
Porque vários artigos, apostilas e sites dizem que o tomcat é um web container que pode vir a ser um servidor web?

Espero q me ajudem, pois meio confuso quanto a isso.
Tiago
Desde já agradeço!

C

Sim, é possível.

Precisa, se você utilizar EJB, use o JBoss, WebSphere ou outros containers. Senão, continue com o Tomcat.

Porque o Tomcat é um servidor web!

Criado 25 de maio de 2006
Ultima resposta 25 de mai. de 2006
Respostas 3
Participantes 3