Servidor de Banco de Dados

7 respostas
L

Boa noite pessoal?

Meu nome é Leandro, sou analista de testes de sistemas e estou iniciando os meus estudos com relação ao desenvolvimetno de uam ferramente para testes ehomologação de sistemas, eu gostaria muito de utilizar o netbeans 5.5 e gostarai kde saber qual é o servidor de banco de dados mais apropriado para usar com o ntb 5.5, se alguém tiver algum tipo de material sobre softwares para teste e homologação de sisttemas e queira me enviar eu agradeço muito.

Forte abraço!

7 Respostas

J

Olá Leandro,

Seja bem vindo ao Portal Java.

Mais um de BH por aqui… :grin:

Não faz diferença que banco de dados você quer usar com Java, pode usar o de sua preferencia, então você deve verificar qual atende melhor a seu caso especifico… se quer um gratuito, tente o PostgreSQL ou o MySQL, são boas opções… mas Oracle, SQLServer, DB2 são outras boas oções tambem, pagas… depende da sua aplicação.

Quanto a software para testes, que tipo de testes seria exatamente? Teste de performance? Teste unitário? Teste de stress? Depende do que você precisa exatamente…

L

Bom dia jairelton,

Antest de mais nada eu gostarai muito de agradecer pela ajuda e queria dizer que ainda estou em fase de estudos mas de todos os servidores de banco de ados que observei, o que mais me atendeu foi o PostegreSQL, eu gostarai de saber se há possibilidade de usar este servidor com windows?Bom quanto ao aplicativo paa testes, eu pensei em um software para testes de performace e stress, bom mais uma ver muito obrigado e espero contar com a sua ajuda, um forte abraço.

P

fala leandro!

cara, o PostgreSQL eh uma boa opção sim…ele eh “parecido” com o Oracle, mas antes q me apedregem, eu sei da superioridade do Oracle, sou fã, tenho formação de banco Oracle…mas o raciocinio no uso pratico, eh parecido…o lance de sequence, entre outras coisas…

então…sim, existe PostgreSQL pra Windows, www.postgresql.org

em relação a ferramenta de testes…o sistema a ser testado eh web? se for, eu indico o JMeter como ferramenta de stress test, e de performance…

com aplicações desktop eu não manjo pq trabalhei muito pouco…

espero ter ajudado…

flw

J

O PostgreSQL não deixa nada a desejar para o Oracle não. E tem uma versão dele para windows, apesar de a versão linux ser bem melhor.

Você pode dar uma olhada no JMeter:

http://jakarta.apache.org/jmeter/index.html

No TPTP do Eclipse:

E tem algumas proprietárias melhores do que essas, mas não sei se é o caso, mas se precisar é só perguntar que conheço algumas.

P

Jair…eu não conheço PostgreSQL a fundo…mas com ele possivel ter um tunning refinado como no Oracle? fora o controle de tablespaces, controle do tamanhos dos buffers, tunning de disco e memória, etc??? se tiver, ele eh bem melhor do q eu pensava…

ah, esse TPTP eh bom mesmo? eu soh li a respeito, e vi alguns exemplos…mas não cheguei a utilizar…

L

Mais uma vez obrigado pessoal pela ajuda, vou estudar com bastante carinho as informaç~eos que vocês me passaram.

Obriagdo pela força!

L

Mais uam perguntinha!!!

Vocês poderiam me indicar um bom artigo ou tópico onde posso me orientar com relação a configuração do PostegreSQL, eu sei que estou abusabndo da boa vontade de vocês mas é por uma causa justa, muito obrigado.

Criado 12 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 13 de fev. de 2007
Respostas 7
Participantes 3