Servidor Domestico

Bom dia pessoal,
Estou pensando em comprar um servidor domestico e colocar linux nele para utiliza-lo como NAS(File server, baixar e compartilhar arquivos em uma rede domestica) e rodar aplicações web em java para teste de alguns sistemas que estou desenvolvendo e rodar em produção um sistema de controle financeiro pessoal que desenvolvi e que algumas pessoas aqui de casa e alguns amigos estão utilizando (Total +/- de 10 pessoas).
Não tenho muita ideia de qual o hardware necessario , sendo que achei um microserver da hp pronto e que me parece ser muito interessante por sua estrutura, baixo consumo de energia, e sistemas de segurança mas não tenho ideia se ele vai suportar.
A computador e esse
https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=42652&parceiro=google

As configurações
Processador: AMD Athon II Dual Core
Clock do Processador (GHz): 1.5
Qtde de Processador Suportado: 1
Memória Padrão: 2GB
Memória Máxima: 8GB
Slot de Memória Livre: 1
Slot de Memória Total: 2
Baias de Discos Livres: 3
Baias de Discos Ocupadas: 1
Disco Máximo: 8TB SATA
Disco Rígido Padrão: 250GB
Interface de Disco: SATA
Controladora: SATA (Raid 0/1)
Drive de 1.44MB: Não
Mídia Óptica: Não incluída
Placa de Rede (Mbps): 10/100/1000Mbps
Porta Paralela: Não
Porta USB: 07
Slot PCI-X: Não
Slot PCI Express (PCI-E): 2
Fonte de Alimentação: Fonte Fixa
Gabinete: Torre

Gostaria da opinião de vocês e de outras sugestões se possivel.

Olha, esse servidor se equivale ao valor de um computador doméstico popular, tipo esses Casas Bahia.

Acho que pra fazer testes em rede doméstica, sem muito processamento e tráfego de rede, ele serve direitinho!

E o preço tá legal também!

Se você pretende ficar só em testes pequenos sem possibilidade de escalar, esse servidor dá conta tranquilo. Senão te recomendo investir um pouquinho mais e pegar alguma coisa mais top.

:wink:

[quote=Ruttmann]Olha, esse servidor se equivale ao valor de um computador doméstico popular, tipo esses Casas Bahia.

Acho que pra fazer testes em rede doméstica, sem muito processamento e tráfego de rede, ele serve direitinho!

E o preço tá legal também!

Se você pretende ficar só em testes pequenos sem possibilidade de escalar, esse servidor dá conta tranquilo. Senão te recomendo investir um pouquinho mais e pegar alguma coisa mais top.

:wink: [/quote]
Minha real intenção é utilizar ele para centralizar os arquivos domesticos, deixar baixando filmes e musicas com torrent e fazer os testes das aplicações web que estou desenvolvendo nele alem de rodar um sistema que eu utilizo para uso pessoal como eu disse anteriormente.
Estou interessador pois não gosto de deixar o notebook ligado 24 horas alem disso consome muita energia perto desse servidor.

Ah, se você só tem notebook vale a pena então comprar um servidor assim, é complicado mesmo deixar notebook ligado baixando programas…

Realmente nao vale a pena deixar o notebook ligado .
Eu até pensei em comprar aqueles computadores das “Casas Bahias” com um i3 que saem o mesmo preço ou ate mais barato, mas o que me levou a esse servidor foi justamente o fato de possuir um conjunto de qualidade como fonte, placa mãe, 4 baias de rapido acesso para hd , memoria ECC.
Pois tenho que levar em conta que o servidor ficara ligado 24/7 e um computador com uma fonte ruim alem de gastar muito mais energia tem uma vida util muito menor e nao foi feito para ficar ligado 24/7 .

Cara, aqui na empresa nós temos um desktop rodando Debian 6.
Nele usamos samba para fazer compart de arquivos, e tambem temos o glassfish e postgre instalados pra testar nossos sistemas antes de subir pra produção.
O Pc tem 6Gb de RAM, 500Gb de HD e um processador QuadCore Q6600.
Quanto ao desempenho não temos do que reclamar dele, somente na parte de gasto de energia que nao sei te informar.
Acho que este server que vc informou vai funcionar bem pra vc.
Abraço

Eu comprei um desses plugcomputers alguns anos atrás. Mais economico que isso é impossível. :O)
Não é muito poderoso, mas é ótimo pra funcionar como um home server, nas, etc.

http://www.plugcomputer.org/
O meu é esse aqui: http://www.plugcomputer.org/development-kits/plug-computer-basic/

Se vc quiser fazer demo de aplicações java, tente usar o amazon ec2. Eles oferencem um ano the T1 Micro gratuito pra novos clientes.

[]s,
Thiago.

para servidor domestico se for apenas para armazenagem e funções multimida recomendo um storage da IOMEGA ix4 300d, se precisa de mais funções e um sistema operacional pode ser o micro server hp