Servidor Java EE ausente? Como conserto isso?

Seguinte pessoal, utilizo o netbeans e quando abro o meu projeto, clico em biblioteca e percebo que aparece “Servidor Java EE ausente”, como posso resolver este problema?

A pergunta pode ser bem simples de resolver, mas eu dei umaboa procurada no google e oforum e não achei a resposta, se alguem puder me ajudar agradeço!

Hellsius,

Já usei bastante o Netbeans e esse erro as vezes dava logo que eu abria a IDE, mas o servidor já estava configurado.
Neste caso, a solução era simplesmente dar um clean/build no projeto e ele se achava.

Mas se você não tem servidor configurado, então tem que configurar na aba de Serviços (ou Services) no lado esquerdo junto com a aba que mostra os projetos.

Se não se achar, dá um grito aí.

Forte abraço

1 curtida

Ah, se for esse o caso de não ter configurado servidor ainda, é mais fácil ir pelo menu Ferramentas / Servidores.

A dica que dei antes vale tb, mas essa aí é mais fácil.

Abraço

1 curtida

Isso aconteceu depois que eu instalei a versão full do netbeans. Eu fui em Ferramentas - servidores, na janela que apareceu não aprece nenhum servidor, então cliquei em adicionar servidor - mas ele pede para procurar a pasta do servidor apache tomcat, acredito para instala-lo, como faço isso amigo, kkkk

Hellsius,

O Tomcat vc baixa no site oficial http://tomcat.apache.org/

O download é uma pasta compactada que você descompacta no lugar que quiser. (Não tem instalação).
Aí no Netbeans você só seleciona esse diretório (fruto da descompactação) e tudo deve se achar.

Forte abraço!

Fiz isso, mas quando clico em procurar e seleciono a pasta no apache tomcat, ele não me da a opção de instala-lo depois, isso por que ja tentei instala-lo com quase todas as pastas que ele contem, mas não importa a pasta o botão finalizar nunca aparece. =/

Hellsius,

Tô com dificuldade de compreender onde que as coisas não estão dando certo para vc.
Mas achei esse vídeo que talvez ajude. http://www.youtube.com/watch?v=K8YGK7GrPrY&feature=related

Não é a última versão do NetBeans e também ele faz algumas questões de permissão do linux que talvez tu não precise se preocupar, mas no mais acredito que é a mesma coisa que vc precisa fazer.

Abraço