Servidor java web

Olá pessoal, estou com uma dúvida relacionada a minha infraestrutura atual.

Tenho o seguinte cenário:

• Servidor Linux Centos (1GB Ram, 1 CORE - 3.4GhZ) DigitalOcean
  • Apache
  • PHP
  • Postgresql
  • Mysql
  • Painel Administrativo WPanelCMS (Gerenciamento interno)
  • Serviço de email postfix (imap e smtp)
  • DNS

Basicamente esse servidor hospeda sites de alguns clientes nossos, todos feitos em php. Não temos problemas relacionados ao nosso ambiente atual porém meu sócio lançou a ideia de começar a desenvolver em um ambiente Java Web os projetos posteriores.

Como dito acima o servidor possui 1GB de RAM com cerca de 300MB (RAM) Livre até o momento. Instalando o Java, Tomcat (lembrando que já possui o apache instalado), configurando o WAR teria algum problema em rodar tudo isso junto com a configuração atual?

Considerando que a memória já está no talo mesmo assim eu poderia configurar sem problemas ou isso seria uma prática ruim?

Ola @mullerfelipe,

esses 300 megas que possui livre foi você mesmo que viu no servidor?

Foi em um momento de mais alto consumo?

É importante saber disto, dependendo, você não tem os 300 megas, eu não diria que é uma prática ruim pois isso depende muito dos recursos que você tem disponível e da necessidade de prover o serviço Java. Mas para saber se tera propblemas referente a infraestrutura devemos fazer uma análise no software que vai executar neste servidor.

Por exemplo:

em média qual seria a quantidade de acessos que a aplicação teria?

Dependendo da quantidade de theads em execução e do serviço que elas realizam, vai demandar bastante consumo dos recursos do servidor. Vi que você tem um servidor de DNS isso deve gerar muita requeste na interface de rede deste servidor, uma vez li que em uma página de internet padrão sem muita midia 5000 requests equilavem a 100 mega de memoria, mas é métrica e como toda métrica deve ser avaliada isso depende do recurso que esta sendo disponibilizado, você já tem um apache também rodando atendendo alguns sites.

A aplicação acessa bando de dados?

Recursos de acesso a banco são caros, demanda consumo, vi que possui 2 databases instalados.

Quanto só o tomcat vai consumir de memória em uma instalação default sem ter realizado deploy?

Faz tempo que não instalo mas acredito que de 60 a 70 mega em execução como serviço e 128 com max. 256 configurado por default.

Então tudo depende da aplicação que vai rodar, do propósito dela. Você vai preicisar de memória Swap e se configuraram bem as partições do HD criaram uma partição swap com no minimo o dobro da memoria ram. O bom seria mesmo 4G. Swap assim com certeza a falta de memória ram física não seria um limitador tão grande ainda assim seria uma aplicação com recursos mais limitados.

sem querer fazer merchan não sei se conhece mas temos um serviço free muito bom com inúmeros servidores Java a nossa disposição incluindo servidores JavaEE Full, banco de dados Mysql, Postgres, ambientes de fácil configuração, é a Openshift , la você tem 1 giga de espaço fisico sem pagar nada e ainda pode montar aplicações escaláveis, bem legal.