Servidor Java

Boa noite pessoal,

estou fazendo um curso de java e estamos agora montando htmls, para utilizarmos em nossas aplicações futuramente.

No caso, tivemos que baixar uma versão nova do NetBeans e agora quando executo este html criado ele dispara um servidor.

Porque eu tenho que ter este servidor disparado para trabalhar com html ?

No caso este servidor java é necessário apenas para trabalhar com web ou tenho outra função para ele ?

Espero não estar perguntando besteira ?

Para mim é um pouco diferente, pois sempre trabalhei com desktop.

Grande abraço…

Toda aplicação web Java precisa estar implantada em um servidor web ou servidor de aplicação. E como exemplo de tais servidores, temos o Tomcat(que pode ser instalado com o Netbeans, durante a instalação), o Glassfish (que é instalado por padrão no Netbeans), JBoss, Websphere e Jetty, entre outros…

Quando você cria uma aplicação web Java no Netbeans, mesmo que só crie HTML, ao rodar a aplicação, ele irá tratála como se fosse uma aplicação Java completa: irá iniciar o servidor, instalar a aplicação no servidor e abrir o navegador usando a URL da aplicação.

Se você estiver usando o Glassfish, pode instalar o Tomcat ou Jetty, que são bem mais leves. Porém., por estes dois serem apenas servidores Web, você não poderá usar recursos mais avançados do Java EE. Mas como esta começando, acredito que não é esse o caso.

Outra coisa que pode fazer é acessar a pasta da aplicação pelo windows explorer (ou equivalente, se estiver usando linux) e abrir os arquivos HTML diretamente no navegador.

Você tambpem poderia usar o Apache HTTP Server, mas sinceramente, nem compensa o trabalho.

Minha escolha? Usar Jetty ou tomcat e rodar a aplicação uma vez apenas, pra iniciar o servidor. A partir daí, é salvar o arquivo e recarregar no navegador.

[quote=tiagorv]Boa noite pessoal,

estou fazendo um curso de java e estamos agora montando htmls, para utilizarmos em nossas aplicações futuramente.

No caso, tivemos que baixar uma versão nova do NetBeans e agora quando executo este html criado ele dispara um servidor.

Porque eu tenho que ter este servidor disparado para trabalhar com html ?

No caso este servidor java é necessário apenas para trabalhar com web ou tenho outra função para ele ?

Espero não estar perguntando besteira ?

Para mim é um pouco diferente, pois sempre trabalhei com desktop.

Grande abraço…[/quote]
Se você “Executa” o HTML (HTML não é executado, é interpretado), vai fazer tudo que o @josenaldo comentou. Porém se você ainda está trabalhando apenas com HTML não é necessário “exceutar” ainda. Acesse a página e abra a mesma por teu navegador e passe a executar o projeto apenas quando estiver fazendo a aplicação em si.