Servidor Linux, qual?

Pessoal, boa tarde!

Sou do mundo Windows(.NET, AD, Outlook, etcs), quero montar um ambiente em linux com aplicações Web Java e PHP!
Uma empresa X está crescente e precisa de ferramentas para trabalhar e quer montar a área de informática “regularizada” (temos do dele). Esta empresa deixeu a meu “cargo” a área de informática.

Bom então vou colocar Softwares Livres em tudo, para começar os servidores!

Qual seria o melhor para rodar as aplicações citadas acima(java e php)? Debian, Fedora ou Mandriva?
Esses produtos tem suas características e depende tb bastante do perfil da pessoa que irá administra-lo. Mas uma coisa que está pesando em minha decisão seria por exemplo, sei q o Yahoo os servidores são Debian, então por enquanto tenho o debian em mente!

Grato pela atenção

Eu escolheria entre Fedora (facil instalçação e interface de atualização e colocação de pacotes boa) ou o OpenSuse (mais robusto, tem o YasT!, que é como o Windows Update do linux e tem uma boa interface com o usuário vindo do Windows).

eu particularmente gosto do Slackware para servidores, mas ele precisa que a pessoa entenda bem de linux.

Além dos que o Rodrigo citou também há o Ubuntu que é de fácil instalação e configuração, tem ferramentas de atualizações automáticas e é um dos mais fáceis de usar que eu vi. Bom se a pessoa que vai utilizar não tem muita experiência com linux.

O melhor em servidor linux e sem duvida red hat, mais o preço do suporte e um abusurdo, o debian vai bem em servidores tmb principalmente servidores de firewall.

Esta empresa planeja ser totalmente livre?? linux em todos os computadores ate dos funcionarios???

Se for isto recomendo Ubuntu nos computadores da galera por o mesmo ter uma interface agradavel como ja citou o lordcarlos.

A empresa atua em que setor?? qual o nivel de conhecimento dos usuarios??? tem varios fatores pra analisar antes de escolher a melhor alternativa.

se vc quiser eu te passo minha monografia ela foi voltada para a area de migração de software

Eu também aconselho o OpenSuse, instalei um servidor Web com ele esses dias, e foi show de bola. Muito tranquilo.

Eu sempre vou de Debian :slight_smile:

apt-get >> all

Eu preferi o Ubuntu. Os pacotes normalmente estão um pouco mais atualizados que Debian, e muita gente usa, então é fácil pedir ajuda.

Tenho um servidor com o Ubuntu Server e só tive alegrias.

De verdade.

IMHO, se a empresa estiver disposta a pagar suporte, uma opção boa seria o Redhat enterprise ou o Suse enterprise. Estabilidade é a principal necessidade de um servidor.
Caso não queira pagar pelo suporte, existe o CentOS que é um clone do RedHat que acho que seja a melhor opção nesse caso.
E uma dica: cuidado com esses yum, apt-get da vida. Acho melhor e mais seguro compilar na mão.
Claro que pode haver exceções.

Debian X Slackware X Mandriva X Fedora X wathever-else é mais uma variante de Netbeans X JDeveloper X Eclipse ou framework 1 X framework 2 X framework 3.

É o tipo de discussão que gera dezenas de respostas, ninguém concorda com ninguém e no final não se chega a lugar nenhum. Simplesmente cada um tem a sua opinião, a sua preferência e a sua experiência pessoal.

o melhor servidor linux e aquele que você sabe administrar melhor…

eu sei administrar debian e redhat… (logo são os melhores :stuck_out_tongue: )

nunca tive que reiniciar um servidor linux, seja lá qual for o sabor que utilizei.

abs

Sugiro que você faça uma lista do que precisa e procure na net tutoriais de instalação.

O que você achar mais completo, baixe a distribuição indicada pelo documento.

Cara se você não entende nada de Linux eu sugiro o Mandriva. Através do MCC (Mandriva Control Center) você configura tudo isso que você quer através de wizards de forma bem tranquila. A vantagem do Mandriva sobre o OpenSuse, que com o Yast você também configura esses serviços de forma fácil, é que o sistema gerenciador de pacotes do Mandriva é muito superior, bem mais rápido, e há disponibilidade de muitos mais pacotes nos repositórios Mandriva do que nos do OpenSuse, que é super lento nessa parte (atualização e gerenciamento de pacotes).

Agora se você já entende um pouquinho de Linux e deseja usar a distribuição mais estável possível vai de Debian Etch, mas você vai ter que configurar praticamente tudo na mão mesmo, apesar de que na instalação de alguns pacotes tem um wizard bem simples que te auxilia em alguma coisa, mas mesmo assim você ainda precisa editar arquivos de configuração na unha mesmo.

Os sistemas que você vai usar serão os mesmos em qualquer distribuição (Apache, PHP, Samba, Squid, IPTables), você só precisa decidir qual distribuição se adapta melhor.

Utilizamos o SLES. É muito bom.