SERVIDOR WEB - Opiniões

Olá pessoal do GUJ.

Diferentemente da maioria dos programadores JAVA, eu só fiz apps desktop, que no máximo utilizavam RMI. Agora estou querendo aprender mais sobre internet. Já li o básico sobre servlets e JSP no Deitel. Sei que é necessário usar um servidor web e, no caso do Deitel, o livro usa o TomCat. Porém já vi várias discussões aqui no GUJ que apontam soluções melhores que essa. Sendo assim, gostaria de indicações do pessoal mais experiente sobre as soluções que existem, com seus pontos fortes e fracos, de forma que eu possa decidir por uma delas para começar a brincar na internet.

Desde já agradeço a todos.

O Tomcat segura o tranco em aplicações pequenas ou até médias, mas para aplicações maiores, poderia utilizar outros como Glassfish, JBoss etc…

O Tomcat é o container da aplicação, muitos o usam como servidor também mas nem sempre ele segura.

[]´s

Na minha experiência, Tomcat é o melhor para começar com servlet e JSP. É só jogar a aplicação no lugar certo e já está funcionando.

Já mexi com Jetty. Ele é é similar em funcionalidade, um pouco mais rápido, e mais eficiente em memória, porém mais difícil de configurar.

Estão falando muito bem do Glassfish, mas como disse o joca, ele já é um servidor de aplicação JEE completo, então o ideal é que você tenha pelo menos 2GB de RAM pra trabalhar com ele e Netbeans/Eclipse aberto.

Se você vai rodar apenas Servlets e JSP, acho que não há necessidade de usar Glassfish, JBoss ou qualquer outro servidor de aplicação. Você precisa apenas de um servlet container, escolha entre o Tomcat e o Jetty.

Olá pessoal, obrigado pela ajuda.

Mas quando vcs dizem se eu só vou usar servlets e JSP’s basta eu usar o TomCat, o que mais os outros servidores fazem? Quais outras tecnologias voltadas para Web?
O Pessoal de onde fiz estágio utilizava o JBoss, talves eu opte por ele, mas vou aguardar mais algumas opiniões…

Um servidor de aplicação possui contido um servlet container. Isso significa que, além de servir páginas JSP e Servlets, ele disponibiliza uma série de outros recursos como, por exemplo, um EJB container. Se você não vai utilizar esses recursos, então escolha entre o Tomcat ou o Jetty - que são servlet containers e servem exatamente para o que você precisa - e seja feliz :wink:

Iniciante não tem como ir além do Tomcat. Ele é o mais simples. Depois, pule pro Jetty e num saia mais, a menos que vá usar o EJB e outras coisas (mas ai vc não é mais iniciante, certo?).

Pois é, sou iniciante em Web, mas não em Java. Tenho programado nos ultimos dois anos e meio, mas todos meus sistemas foram desktops baseados em Swing. O máximo que fiz foi implementar RMI. Meu TCC foi feito na linguagem java, produzindo um parser xml baseado em metadados. Sendo assim, a parte da de lógica e programação Java já estou em um nível razoável. Também andei dando uma lida em EJB. Enfim, acho que foi começar pelo TomCat mesmo e trabalhar um pouco com servlets e JSP puro, para aprender um pouco da base, depois vou dar uma olhada nesse Jetty, pois já vi muita gente do fórum falando bem dele.
Agradeço a todos pelas orientações.

Para iniciantes ou para desenvolvimento use o tomcat ou o glassfish.
Agora para pôr em produção, se você tiver muito dinheiro pode comprar uma licença do WebLogic ou do WebSphere da IBM.