Servidor Web

Pessoal Saudações!

Estou em um dilema, preciso de um servidor web para java , mas tenho duvidas quanto o melhor!
qual seria a indicação , e o mais difundido hoje no mercado, se alguem tiver um tutorial de configuração desde já eu agradeço.
lembrando que é para Linux Kubuntu 9.10 Karmic Koala 32 bits.

atenciosamente

pode escolher um desses: Jakarta Tomcat, Glassfish v2, Glassfish v3 prelude.
O Apache Tomcat voce pode configurar via apt-get:

sudo apt-get install tomcat5.5-webapps
sudo apt-get install tomcat5.5-admin
sudo apt-get install tomcat5.5

pode encontrar o glassfish no seguinte endereço:
https://olex.openlogic.com/packages/glassfish#

Antes de instalar verifque primeiro se o java está configurado com as variáveis do ambiente (CLASSPATH, JAVA_HOME, …) corretas

Bom dia

Fora os citados acima temos o JBoss, que é um dos servidores JEE mais utilizados hoje em dia, mas claro que a escolha do servidor de aplicações depende muito da aplicação que você irá desenvolver.

Caso sua aplicação for de pequeno porte ou necessite apenas de recursos de um conteiner servlet, o Tomcat dá conta do recado com certeza, mas se você necessita de recursos avançados do JEE como EJB, JMS, entre outros, você precisa de um servidor JEE.

Ambos o servidores são de fácil instalação em ambientes linux, mas sempre preste atenção nas configurações.

Falou.

Bom, lembrando que o Tomcat não é servidor e sim um servlet-container, como o amigo acima disse, se for de pequeno porte sem usar recursos avançados Java EE, vc pode usá-lo…

Agora,se for fazer uma aplicação com recursos avançados Java EE, vc pode usar o JBoss, Jakarta Jerônimo, ClassFish, entre outros.

áh sim perfeito entendi ! deu tudo certo instalei o tomcat 6 eo tomcat-admin , mais ele me pede um usuario e senha ?
como eu vou fazeer para cria-ló??