Servidores Open Laszlo?

10 respostas
M

Pessoal;
Gostaria de saber o seguinte…
Só posso rodar uma aplicação laszlo em um server que tenha o plugin Laszlo?
Uma aplicação “solo” pode ser rodada em um IIS normal?
Visto que o arquivo de saída é um .swf, tem como jogar esse arquivo no server, fazer a referência como se fosse um flash normal?
Mesmo que estático?

Obrigado a todos antecipadamente.

10 Respostas

E

opa blz?

bom as formas de trabalhar com OL são a chamada proxied, a qual usa uma infra java e qualquer servidor/container java…

a outra forma de trabalhar com o OL é o modo SOLO, o qual você desenvolvendo a aplicação e compila previamento para um .swf, sendo esse disponibilizado em qualquer servidor de qualquer tecnologia que queria utilizar… assim como o Flex trabalha…

a tag para inserir é a tag de inserção de SWF em um HTML qualquer =]

não sei se observou aqui no portal java, temos na pagina principal 2 mini aplicações OL, uma no lado direto que atualiza a cada 2 minutos informando os ultimos posts no forum, e outra mini aplicação que tambem pode ser vista das paginas do forum a esquerda no bloco User Info e mantem o status dos usuários online no PJ atualizando a cada 5 minutos…

lembrando: atualmente o PJ usa um servidor Apache/PHP :wink:

outras informações sobre OpenLaszlo SOLO

informações a mais sobre OpenLaszlo :wink:

M

Obrigado pela resposta.
Dei uma vasculhada no projeto e acabei encontrando os arquivos swf dentro da pasta bin.
Novas dúvidas, volto a postar.
Pois achei a tecnologia Laszlo muito interessante e gostaria de me aprofundar mais.
Vlw…

E

opa bom qualquer coisa tenho mantido
umas dicas nesse [link]

P

Olá Erko, estou empolgado com o OL mas tem uma coisa q me tira o sono, talvez seja uma pergunta óbvia mas estou começando agora, então, um “LocaWeb” da vida poderá hospedar o site com OL acessando banco de dados no formato proxied?

Ou melhor, o que preciso perguntar para o site q hospeda, para saber se ele vai rodar o OL no formato proxied?

Assim poderei enviar emails aos provedores de hospedagem pra saber quais estão aptos ao OL.

Obrigado!

E

hum… pergunta você olhou algum projeto blank?
observeu a estrutura?

para o formato proxied qualquer servidor com suporte para java 1.5
e tomcat 5 ou superior… mas com isso vc vai precisar da infra das LIB
( arquivos .jar do OpenLaszlo )

no SOLO pode ser qualquer servidor web da vida de qualquer tecnologia web,
pois nesse você irá ter a distribuição do binário compilado da aplicação, em outras palavras, o .swf da tua aplicação…

seria isso? :roll:

[]'s

P

Ihhhhh não vi esse projeto blank :roll: , baixei agora, mas tá clareando!
Então tenho q ver se o provedor tem o Java 1.5 e Tomcat 5.
Achei o tutorial no site do OpenLazlo de como fazer o deploy no formato proxied (http://www.openlaszlo.org/lps/docs/deploy/deployers-guide.html) e pelo q entendi o moço lá do outro lado teria q ter a boa vontade de instalar o “OpenLaszlo Server” q tem duas opções de instalação: LPS(padrão) ou Core, é por aí né?

Bom, vou dar uma lida e estudar mais a fundo… tô colocando a carroça na frente dos bois…

Valeu Erko, grato pela ajuda!

PS: ahhh vai, c usa algum provedor de hospedagem com OL no formato proxied??? ou conhece algum??? se sim, qual é?? pode me enviar no email pra não falarem q eh propaganda… plis… 8O

PS.2: Só por curiosidade, olha esse email q enviei a locaweb e a resposta deles…
Meu email:
Olá, estou desenvolvendo sites com a tecnologia OpenLaszlo (http://www.openlaszlo.org), vocês tem suporte a essa tecnologia? ou alguma perspectiva?
Resposta:
Bom dia Paulo,
Pelo analisado esse tipo de aplicação não usa nenhum requisito especial e não precisa ser instalado no servidor.
Usa arquivos como HTML, PHP, XHTML, CSS. Não vejo nada que possa impedir sua ultilização em plataformas linux.
Atenciosamente,
Equipe de Suporte Técnico

8O

E

hum…

tomando como base o OpenLaszlo 3.3.3…

para usar a distribuição:

- Proxied
Servidor com Java 1.5 ou superior e tomcat 5 ou superior na máquina
o seu projeto tera todos os .jar no /WEB-INF/lib necessários para realizar as compilações e manipulações referentes ao OpenLaszlo proxied junto da tua aplicação web java

- SOLO
nessa é a mais simples, você irá gerar um .swf da tua aplicação e colocar no mesmo servidor da tua aplicação web, seja ela em qualquer tecnologia web existente…, exemplo rápido, não sei se reparou que aqui no Portal Java existe 2 mini aplicações OpenLaszlo, no lado esquerdo uma app que mostra em “tempo real” o status de usuários online agora no Portal Java, essa aplicação é o binário compilado dos .lzx, sendo esse .swf está no servidor do Portal Java, que atualmente usa PHP, mas essa aplicação poderia estar em qualquer outro servidor de outra tecnologia web :wink:

:arrow: no caso do Locaweb vc precisa do plano que lhe de suporte para uma aplicação web java, com as respectivas versões citadas anteriormente :grin:

P

Ufa! então blz…
Valeu! era exatamente isso q eu queria ouvir.

Agora meu proximo passo será hospedar o projeto laszlo-agenda (ou algo parecido) em algum servidor com as características proxied…

Estou pensando nesse esquema da parceria PortalJava/Kinghost (http://portaljava.com/home/modules.php?name=News&file=print&sid=1935), vou entrar em contato com eles pra ver qual é…

Obrigado d+ !

R

eu estou desenvolvendo uma aplicação, e já está no meio. resolvi tentar usar o OL.

seguinte, eu descompactei o .war e copiei as bibliotecas prá minha aplicação e configurei o web.xml com os servlets do OL.

esse erro está dando quando tento abrir um simples hello.lzx.

ajuda?

E

hum…

mas qual erro que te aconteceu?

ps.: de uma olhada no PJ tem uns projetos
blank para servir como base para montar um novo
projeto, de uma olhada em algum deles para ter
uma base de como fiz :wink:

[]´s

Criado 9 de março de 2007
Ultima resposta 24 de abr. de 2007
Respostas 10