Servidores virtualizados dentro de um outro servidor

2 respostas
marcosarantesj

Trabalho em uma empresa onde tem um servidor com SO Windows Server 2008 R2 Standard e dentro dele tem outros 2 servidores virtualizados: 2 servidores Linux Mandriva. Processador Intel XEON E5620 2.40 GHZ 64 bits 4GB de memória ram. O Windows Server 2008 é o servidor de banco de dados, 1 servidor LINUX só para a internet e outro servidor LINUX só para gerenciar as contas de usuário. Gostaria de saber se isso que foi feito pelo cara que implantou a rede é melhor que ter apenas 1 servidor executando todas as tarefas. Tem empresas bem maiores que usam apenas 1 servidor que gerencia as contas, o banco de dados e a internet. Aqui são 3 pra administrar 26 computadores (com notebooks inclusos).

2 Respostas

dieguittom

Por quentão de desempenho acho que o melhor seria manter apenas um sistema operacional no servidor, sem virtualização.
Bom mas talvez eles tenham feito isso por questões de segurança. Mas ai acho que o ideal seria ter um sevidor para cada coisa. Só que ai já entra outra história que é a questão do custo benefício.
tudo isso deve ser avaliado pela empresa para se escolher a melhor forma

fredferrao

Só nao gostei do fato da maquina que esta rodando a VM, estar rodando outros serviços tambem, como o BD. Geralmente a maquina que tem as VM’s é responsavel apenas por isto, ter VM.

E os servidores virtuais sim, é que vão ser especificos para cada serviço.

Mas o ideal mesmo é ter um SO proprio de virtualização, aqui temos instalado o VMWare ESX, é um SO da propria VMware, especifico para virtualizacao, e dentro dele temos umas 20 server virtuais windows 2003. Claro que deve ter um custo estes ESX, mas acho que tem uma versao light.

Criado 31 de maio de 2011
Ultima resposta 31 de mai. de 2011
Respostas 2
Participantes 3