Servlet disponibilizando objeto para jsp

5 respostas
T

Pessoal, como faço para que minha servlet diponibilize beans para serem usados com EL no jsp? Por exemplo: estou mapeando todas as requisições ao servidor para uma mesma servlet e esta servlet está encaminhando para um determinado jsp. Gostaria de popular um bean dentro dessa servlet e poder utilizá-lo na página jsp com EL mais ou menos assim:

<input type=“text” name=“usuario” value="${usuario.login}">

Alguém pode me dar uma força?

Só mais uma coisa. Teria como eu popular um formulario em jsp que ainda vai ser redirecionado pela servlet com os valores de um bean?

5 Respostas

C

request.setAttribute(“nomeDoSeuBean”, seuBean);

Não entendi muito bem, explica melhor.

T

request.setAttribute(“nomeDoSeuBean”, seuBean);

Não entendi muito bem, explica melhor.

Digamos que eu tenha um formulário em form.jsp e este foi postado. Meu servlet o recebeu e fez algumas validações e os dados apresentaram erro. Gostaria de voltar para o form.jsp, mas com os campos já preenchidos para facilitar a vida do usuário. Pensei em fazer um filtro de retorno que manipulasse diretamento o html, mas acho que seria uma gambiarra muito grande e ainda precisaria “parsear” o html, ficando com um trabalho tremendo e os resultados acho que não seriam satisfatórios.

C

Por que você não usa um framework?

T

Na empresa precisamos de algo flexivel porém com uma curva de aprendizado facil e que garanta alguma continuidade no projeto. Então preferimos ter uma estrutura mais simples feita por nós do que utilizar monstros como struts e jsf, ou framaworks que são mantidos por apenas uma ou duas pessoas que podem desaparecer a qualquer momento.

G

Provavvelmente você não conhece muito bem os frameworks que você citou. Vou só te dar um exemplo do Strus. Ele é um dos melhores frameworks existentes e possui uma gama enorme de desenvolvedores espalhados pelo mundo. Há muita gente trabalhando no desenvolvimento do Struts, é muito improvável que uma equipe formada por grandes nomes da comunidade Java/OpenSource larguem o framework de uma hora para outra.

Na empresa precisamos de algo flexivel porém com uma curva de aprendizado facil e que garanta alguma continuidade no projeto

Você pode ter problemas com isso. Geralmente quando iniciamos em alguma tecnologia, tentamos criar algum tipo de “esquema” que torne o desenvolvimento mais fácil e flexível. Criamos um amontoado de classes, interfaces que muitas vezes são apenas duplicação de código. Na hora de dar manutenção nesses códigos a coisa começa a ficar feia, pois a flexibilidade que ele te trouxe acabou tornando mais difícil a manutenção. Isso ocorre porque se você tiver uma solução para um problema, vai apenas adicionando a mesma ao seu framework e o acaba deixando inchado.

Ao utilizar um framework WEB a história é diferente. Uma série de problemas comuns já estão disponíveis de maneira muito simples, há integração com outros frameworks, camada de controle bem definida, taglibs que ajudam na codificação da camada view, etc…

:wink:

Criado 4 de abril de 2007
Ultima resposta 4 de abr. de 2007
Respostas 5
Participantes 3