Servlet não funciona!

Oi pessoal.

Tenho um servlet com o nome de Ola.class no seguinte diretório: webapps\loja\WEB-INF\classes\

quendo eu digito na barra de endereço do IE http://localhost:8080/loja/servlet/Ola me aparece um erro:
The request resourse ( loja/servlet/Ola ) is not available.
Mas os JSPs funcionam bem, inclusive quando utilizo JavaBeans. Ou seja, ele reconhece o diretório WEB-INF\classes, mas não reconhece os servlets.

mas quando eu jogo este mesmo servlet na no aplicativo “examples” ele funciona.

tem alguma coisa que eu precise configurar no tomcat para que este novo aplicativo seja reconhecido?

eai cara, primeiramente bem-vindo ao Portal e a comunidade! bem, tu tem q configurar algo sim antes de poder executar com exito o teu servlet, é o arquivo /WEB-INF/web.xml, tu criou ele já? ele serve pra mapear a classe do teu servlet em um nome lógico usado pelo Tomcat reconhecer ele na URL… se tu tens ele ai, posta o conteudo dele, do contrario, a gente faz ele todo :slight_smile:

E aí matheus. primeiramente, obrigado pelas boas vindas.
Bem. meu aplicativo tem um arquivo /WEB-INF/web.xml, que eu peguei no do livro “Java para a Web com Servlets, JSP e EJB” da editora Ciência Moderna, que aliás, eu não recomendo.
Bem, meu web.xml está logo abaixo. Acho que está tudo certo com ele. Ou será que não…

Um abraço…

<?xml version=“1.0” encoding=“ISO-8859-1>
<!DOCTYPE web-app PUBLIC “-//Sun Microsystems, Inc.//DTD Web Aplication 2.3//EN” http://java.sun.com/dtd/web-app_2_3.dtd”>

<web-app>
<servlet>
<servlet-name>Ola</servlet-name>
<servlet-class>Ola</servlet-class>
</servlet>
</web-app>

bem, falta tu mapear o servlet no xml, nome ele ja tem, falta a tag <servlet-maping> assim:

&lt;servlet&gt;
  &lt;servlet-name&gt;Ola&lt;/servlet-name&gt;
  &lt;servlet-class&gt;Ola&lt;/servlet-class&gt;
&lt;/servlet&gt;
&lt;servlet-mapping&gt;
  &lt;servlet-name&gt;Ola&lt;/servlet-name&gt;
  &lt;url-pattern&gt;/servlet/Ola&lt;/url-pattern&gt;
&lt;/servlet-mapping&gt;

…agora se tu chamar tua url de novo deve funcionar :grin: [/code]

na real tu tens um erro no xml,

na primeira linha, faltou um “?” antes da braquete, ou seja, ao invés de:

&lt;?xml version=&quot;1.0&quot; encoding=&quot;ISO-8859-1&gt;

tem q ser

&lt;?xml version=&quot;1.0&quot; encoding=&quot;ISO-8859-1&quot; ?&gt;

pra evitar essa enchição de saco que é ficar mapeando o servlet, vale a pena aconselhar o pessoal a mapear o invoker do tomcat, basta procurar pelo código em server.xml e descomentar aslinhas do invoker.

Fazendo isso, basta digitar http://localhost:8080/contexto/servlet/nomeDoServlet

[]s

[/code]

mesmo eu mapeando meu servlet, não está funcionando.

Mas, quando eu jogo este servlet em outro diretório que o Tomcat tem como examplo ele funciona, mesmo sem eu mexer no web.xml dele.
:sad:

Não existe outro arquivo que deve ser configurado para que o servlet funcione?
Eu usava o Tomcat 4.1.29 e agora estou usando o 5.0.19, e continua dando o mesmo erro. :lol:

bem, vamos por partes, como faria o Jack… primeiro, teu servlet esta em algum package???