Blz, mas ainda não fechou. Pergunto se há alguma configuração ou algo diferente nesse sentido ?
D
DanielBadawiPJ
opa…
o erro q ta dando é de página nao localizada?
aproveita e da um look nesse tutorial q o mestre Jeve /* hehehehe…*/ fez q ta tudo passo a passo sobre Servets…
flw!
abraços!
J
JNetPJ
Não tá localizando o servlet, é compilado no FORTE da SUN e gerado os arquivos necessários. Estou com muitas dúvidas diante disso. Talvez tenha alguma configuração que desconheça. Alguma sujestão ?
M
matheusPJ
te certifica de q a tua aplicação ta toda deployada adequadamente… ele vai executar se tu chamar por
isso, se tu tiver uma aplicação de nome “now”, com toda a estrutura de pastas de um modulo web… /WEB-INF/ … /WEB-INF/web.xml… /WEB-INF/classes … WEB-INF/classes/pacote/teuServlet.class …
J
JNetPJ
No diretório classes tem nomeServlet.jar o nomeServlet.class.
Ok, mas “now” é para mim é somente um diretório onde está a WEB-
-INF, ele deve ser citado no .xml de alguma forma ?
E quando se fala em nome da aplicação, isso é o nome do projeto ?
M
matheusPJ
por nome da aplicação, eu me refiro ao nome da pasta q tu ta colocando teus códigos em webapps/ no tomcat, por exemplo
tu tem a aplicação ServletApp em webapps/ no tomcat? a estrutura de pastas esta certa? o class do teu servlet esta em /WEB-INF/classes?
J
JNetPJ
Blz!
Eu tenho o dirertório ServletApp dentro do ROOT que está dentro da webapps no TomCat.
C:\Apache Tomcat 4.0\webapps\ROOT\ServletApp\WEB-INF
Dentro do ServletApp tem o WEB-INF com:
*O arquivo Zxc.class está dentro de \classes. Conforme me perguntou. E mais os arquivos gerados quando compilados no FORTE da SUN.
*Tenho o diretótorio \lib vazio.
*E o .xml que vimos acima.
Então ?
Obrigado!!!
R
ricardowzPJ
Acho que seu problema é o seguinte: o servlet não é acessado diretamente, mas a partir de um documento .html, que contem um FORM, que gera uma ação POST ou uma ação GET. Dentro do seu servlet, você DEVE ter ou o método doPost (se o seu formulário gerar a ação POST), ou o método doGet (se o seu formulário gerar uma ação GET). Teste os dois, e observe a diferença no endereço na barra de endereço do navegador. Ao ser chamado pelo documento html, aí sim, o servlet executa ser serviço (cadastrar um cliente num banco de dados, por exemplo).[/url]
R
ricardowzPJ
Acho que seu problema é o seguinte: o servlet não é acessado diretamente, mas a partir de um documento .html, que contem um FORM, que gera uma ação POST ou uma ação GET. Dentro do seu servlet, você DEVE ter ou o método doPost (se o seu formulário gerar a ação POST), ou o método doGet (se o seu formulário gerar uma ação GET). Teste os dois, e observe a diferença no endereço na barra de endereço do navegador. Ao ser chamado pelo documento html, aí sim, o servlet executa ser serviço (cadastrar um cliente num banco de dados, por exemplo).
F
fabiophxPJ
Pelo que vi vc está dizendo no web.xml que seu servlet está em pacote.ExemploServlet01 (<servlet-class>) mas o arquivo fisicamente está na pasta classes e o seu servlet não tem nenhuma instrução package.
Ou vc coloca uma instrução package pacote e coloca-o num diretório pacote abaixo de classes ou tira o “pacote.” na tag no servlet-class.
servlet-class informa onde esta a .class do seu servlet respeitando package se houver.
No browser vc roda http://localhost:8080/now/ExemploServlet01 pq pela <url-pattern> vc diz que é /ExemploServlet01 com isto ele verifica <servlet-class>) para encontrar a classe.
Espero ter ajudado
F
fabiophxPJ
Resumindosevctrocarnoweb.xml
<servlet-class>pacote.ExemploServlet01</servlet-class>
por
<servlet-class>ExemploServlet01</servlet-class>