SERVLET - Problemas com visualização

12 respostas
Valder_Olmo_Correa

Olá, pessoal do GUJ.
Bem, estou quase terminando o estudo de JAVA, no ´penúltimo capítulo do livro “JAVA2, desencolvendo e Implementando Aplicações” da Editora Érica.

E desde o início tive o problema de não ter conseguido configurar corretamente as variáveis de ambiente. Mas isso foi facilmente resolvido com o uso do JCREATOR, que já estabelece o caminho apropriado para as aplicações que o livro sugere.

O problema é que agora o problema se agravou, não consigo compilar a servlet. Acredito que o rpblema esteja nas configuração de alguma variável de ambiente.

O programa é o seguinte:

import java.io.*;
import java.util.*;
import javax.servlet.*;
import javax.servlet.http.*;
public class Pessoa extends HttpServlet
{
	public void doGet (HttpServletRequest req, HttpServletResponse res)
	{
		String nome = req.getParameter("nome");
		String data = req.getParameter("data");
		String filhos = req.getParameter("filhos");
		try
		{
			PrintWriter out = new PrintWriter(new FileWriter("c:/pessoa.txt"));
			out.println(nome);
			out.println(data);
			out.println(filhos);
			out.close();
			PrintStream tela = new PrintStream(res.getOutputStream());
			tela.println("<HTML><BODY>");
			tela.println("Obrigado, suas informa&ccedil;&otilde;es foram gravadas com sucesso!");
			tela.println("<BR><P>");
			tela.println("<B> Nome        :</B>" + nome + "<BR>");
			tela.println("<B> Data Nasc.  :</B>" + data + "<BR>");
			tela.println("<B> Qtde Filhos :</B>" + filhos + "<BR>");
			tela.println("</BODY></HTML>");
		}
		catch (IOException erro1)
		{
			try
			{
				PrintStream tela = new PrintStream(res.getOutputStream());
				tela.println("<HTML><BODY>");
				tela.println("Erro! Não foi possível receber os dados enviados");
				tela.println("<BR><P>TEnte novamente mais tarde");
				tela.println("</BODY></HTML>");
			}
			catch(IOException erro2){}
		}
	}
}

Os erros que estão dando são os seguintes:

package javax.servlet does not exist
package javax.servlet.http does not exist
cannot find symbol
cannot find symbol class HttpServletRequest
cannot find symbol class HttpServletResponse

As variáveis PATH e CLASSPATH estão da seguinte forma:

[b]Variável PATH:

%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\GTK\2.0\bin;C:\ARQUIV~1\Borland\Delphi6\Bin;C:\ARQUIV~1\Borland\Delphi6\Projects\Bpl;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0\bin;C:\Arquivos de programas\QuickTime\QTSystem
[/b]

[b]Variável CLASSPATH:

.;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0\lib\ext\QTJava.zip;C:\jswdk-1.0.1\lib\servlet.jar[/b]

Devo informar ainda que instalei o JDK na pasta C:/Arquivos de Programas/Java

Também informo que o JSWDK-1.0.1 foi instalado no disco C, o caminho é o seguinte:

C:jswdk-1.0.1/jswdk-1.0.1

Quando descompactei o arquivo baixado o sistema criou outra pasta jswdk dentro da que já existia, não sei se isso é normal.

E então, pessoal, poderiam ajudar-me com mais esse problema ?

Desde já agradeço a ajuda !

Tenho as imagens dos caminhos salvo em JPEG, mas não os tenho em nenhuma URL da internet, por isso não estou colocando. Se for preciso abro uma conta no Imageshack e as publico para melhor visualização.

12 Respostas

F

Bom sou novo aqui no forum mais tenho certesa q ja existe muitas respota para esse pergunta. Porem como voce disse que ja esta no final do estudo do seu livro provavelmten voce ja deve estar usando alguma IDe para o desenvolvimento, se voce esta usanod uma IDE tipo eclipse é so voce importar o arquvio servlet.jar do lib do seu tomcat para as libary do seu projeto, acredito q esta é a forma mais facil de resolver este problema. Foi assim que fiz aqui em casa :smiley:

agora do modo classico, voce nao configurou a variavel catalina_home

CATALINA_HOME -> C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0;

espero ter ajudado,

cya

Valder_Olmo_Correa

Olá Fernando, ovrigado pela dica.
O problema é que eu ainda não estou usando nenhuma IDE como o Eclipse ou NetBeans, estou usando o JCrerator, que resolveu bastante problemas.
Mas, eu não estou usando o TomCat, e sim o drtvidor Java, ferramenta JSWDK (Java Server Web Development Kit), que a SUN dispinibiliza em seu site.
Acho que fiz uma bela salada com essas variáveis de ambiente !
Talvez o melhor seja desinstalar tudo e instalar novamente, mas dessa vez diretamente no C e não em arquivos de programas.

Bem, vou tentando por aqui.

Se alguém puder dar mais uma força, eu agradeceria muito !

Obrigado aí !

M

Olá, tudo bem??
Talvez sane os problemas se você adicionar as jars ao classpath do jcreator!!

Valder_Olmo_Correa

mrsmylle, obrigado pela dica !
O problema é que agora nada funciona, nem o JCreator !!!

Desinstalei tudo, tinha as versões 1.5 e 1.6 instalada na máquina, desinstalei tudo e instalei a versão jdk1.6.0_04, refiz todas as configurações das variáveis de ambiente e agora nem o JCreator está funcionando !!! Ó céus !!!

Parece que devo fazer o dowload da versão 6 do JCreator no site da SUN. Farei isso amanhã, hoje já me estressei DEMAIS com isso, minha nossa, acho que a coisa não poderia ser tão estressante assim. Enquanto isso a Microsoft domina o mundo com 4 ou 5 clicks !!!

Mas diga aê, como eu procedo para adicionar as jars ao classpath do jcreator ? Não sei fazer isso também !

Por favor, deêm-me uma luz aí !!!

Agradecido desde já !!!

Quinger

http://www.mhavila.com.br/topicos/java/tomcat.html

LPJava

bom eu tenho uma questao do seguinte se estou aprendendo, estudante qualquer tecnologia nova eu preciso fazer tudo na mao… nao gosto de ter uma ide… q faça o que eu sou capaz de fazer e dar manutenção quando acontece esses problemas… mais isso é de cada… um hehe…
Bom em anexo tem um tuto q montei junto com a Veronicaa daqui do guj…

flw!

Valder_Olmo_Correa

Quinger e LPJava:

Obrigado pela força, mas o problema agora é antes de tudo isso, de configurar TomCat ou outro servidor. O problema passou a ser os de variável de ambiente mesmo. nada mais funciona ! Devo configurar isso direito para depois voltar a me preocupar com as Servlets.
Tenho que resolver isso o mais rápido posível.
Hoje baixarei a versão 6 do JCreator e tentarei novamente.

LPJava, eu também não queria usar nenhuma IDE, mas o problema é que não conseguia configurar as variáveis de ambiente, então tive que lançar mão da IDE que me pareceu mais perto da programação normal (sem IDE). O problema é que agora preciso de qualquer maneira configurar isso, caso contrário não consigo dar prosseguimento nos estudos.
Gostei do tutorial que você e a Verônica desenvolveram, será de muita utilidade nas próximas semanas. Parabéns a voc~e e a ela pelo tutorial.

Obrigado aí por enquanto, pessoal !

LPJava

obrigado pelo elogio! mais no tuto informamos como configurar as variaveis…

Valder_Olmo_Correa

Ops, valeu aí, você é rápido heim ! hehe!!

Seguinte, tenho que sair agora, o trabalho me chama.

Mas abri o JCreator e tenei executar um programinha já compilado e ele mostra a seguinte mensagem de erro:

[b]Error : Invalid path, “C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0\bin\javac.exe” -classpath “H:\Meus documentos\Valder\Java_Exercícios\Érica\Exercícios\Capítulo_09” -d “H:\Meus documentos\Valder\Java_Exercícios\Érica\Exercícios\Capítulo_09” “H:\Meus documentos\Valder\Java_Exercícios\Érica\Exercícios\Capítulo_09\Exercicio0904.java”

Process completed.[/b]

Como podem ver, tenho uma partição em meu HD, uma para C e outra para H.
Os exercícios e exemplos estão em H, e o JDK está instalado em C\Arquivos de programas\Java

Bem, vou colocar como configurei as varipáveis de ambiente para ver se vocês podem ajudar.

Variável JAVA_HOME:

C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_04

Variável CLASSPATH

C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_04\lib;.;

Variável PATH:

C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_04\bin;C:\FPC\2.0.0\bin\i386-Win32

Todas essa variáveis foram configuradas pelas variáveis de usuário e não variáveis do sistema.

Alguém pode dar uma luz agora ?. O problema não é mais Servlet, pessoal, é bem antes disso.

Valder_Olmo_Correa

Minha nossa Senhora !!!

Pessoal, acho que devo um pedido de desculpas a todos aqui ! :oops:

Está tudo funcionando perfeitamente bem.

Nem me atrevo a dizer qual era o problema, senão acho que serei banido do Fórum !

Mas, de qualquer forma obriagado a todos pela boa vontade de ajudar. Lógico que vocês não conseguiriam resolver o problema, pois não havia nenhum !!! Era o super nerd aqui que estava fazendo coisa errada !

Valeu aí galera, precisnado de uma forcinha em matemática ou física é só gritar que terei o máximo prazer em ajudar.

Valder_Olmo_Correa

Agora só preciso voltar ao problema da Servlet, vamos ver o que consigo !

Valder_Olmo_Correa

Pessoal:

consegui inicializar o servidor jswdk da SUN, mas, ao tentar compilar o arquivo, o compilador continua indicando os seguintes erros:

[b]
package javax.servlet does not exist

package javax.servlet.http does not exist

cannot find symbol

cannot find symbol class HttpServletRequest

cannot find symbol class HttpServletResponse
[/b]

:cry:

Alguém pode me explicar como resolver esse problema, por favor ?

Obrigado desde já !

Criado 26 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 29 de fev. de 2008
Respostas 12
Participantes 5