Qual é a razão da necessidade de estudar Servlet para depois migrar para o JSP? Eu não poderia simplesmente trabalhar com JSP direto ?
Fica mais simples tu trabalhar com as duas.
Se tu for trabalhar somente com jsp’s, tu vai misturar muito código da lógica de negócio nelas, e isso nao fica legal.
A JSP é a camada de apresentação da arquitetura de java para web.
Ou seja, o ideal é tu ter somente saída de resultados processados em componentes, servlets, etc…
Assim como fica ruim de misturar html nas servlets, fica ruim misturar código java nas JSP’s…
cara estudar servlets é importante, mas tua produtividade é muito baixa
recomendo você começar a estudar os frameworks pra te ajudar a construir sistemas mais rápidamente
Como meu conhecimento é amplo no Java SE, acho que tratarei de estudar os servlets mesmo.
Muito obrigado a todos pelas respostas.
Olá
Estudar servlets é fundamental. Já JSP pode ser as vezes dispensável pois há outras opções.
Não estude nenhum framework antes de entender serlvets. E não estude servlets sem antes seguir um tutorial de HTTP.
[]s
Luca
Aproveitando o tópico
Por que precisamos compilar um servlet e não precisamos compilar um JSP ?
alguém pode me resumir isso? ou me dar um caminho ? site? artigo?
:oops:
-
Para o JSP quem cuida é o webconteiner(tomcat) ele é responsavel por traformar seu JSP em codigo java.
:: ex.: arqXpto.jsp salvo (25/03/2008 10:00:00) é compilado sem vc saber a primeira vez que vc acessa a pagina, se ele é alterado isso muda o horaria do arqXpto.jsp (25/03/2008 10:01:00) 1min depois e eles é novamente compilado pelo WebConteiner. caso não aja mudança ele não será mais compilado. -
Para o Servlet é diferente pois ele já é uma classe java e vc quem tem o controle, em geral se tiver usando uma IDE eles sempre compilam para vc…
-
aprenda Servlet isso ajuda a conhecer melhor os framework
[quote=narinha]Aproveitando o tópico
Por que precisamos compilar um servlet e não precisamos compilar um JSP ?
alguém pode me resumir isso? ou me dar um caminho ? site? artigo?
:oops:[/quote]
Jsp é como se fosse um Html “bombado” , “inteligente”. Você nao compila html certo? e Jsp tb nao… jsp nao é uma linguagem de programacao mais vc pode usar uma linguagem de programacao dentro do jsp.
E o jsp é para vc rodar aquela class main sua em java que imprime “olá! Mundo” no prompt! vc imprimir agora no seu browser!!
Porem nao é recomendavel que vc utilize a logica do negocio em seu jsp… vc tem tags customizadas que facilita a vida do cara…
Bom a ideia é o seguinte em um ambiente de producao vc nao tem somente programadores… vc vai ter la webdesigners que nao sabem programacao o suficiente para mudar e alterar a logica do negocio se vc colocar tudo em jsp…
E a questao do servlet é pode ser usado tb como ponto de segurança… tipo:
www.seusite.com.br/perfil.do
quem ti falou que esse caminho existe real? é apenas um nome logico… como tb os comerciais que conhecemos veja:
www.globo.com.br/fantastico
quando tiver pesquisando no google veja la que muitos caminho leva .do para dizer é logico… e nao a extensao de um arquivo em si.
bom, eu to estudando servlet & jsp a pouco tempo usando o livro head first… espero ter ajudado!! E tb tenho ciencia no que falei acima sao pontos superficiais…
se eu tiver errado em algum ponto a galera passa o corretivo ai…