Pelo que eu entendi os dois servem ao mesmo proposito, ou estou enganado?
Bom, o que voces levam em consideração para escolher ou servlet ou jsp quando for desenvolver uma aplicação web?
Oi mmpaulo,
Bem, você está certo que as duas tecnologias levam ao mesmo proprósito, mas se elas trabalharem juntas, sua aplicação web se tornará melhor.
Servlets é um conteúdo dinâmico que se comunica direto com os servidores (Tomcat, JBOSS …), tendo suas funcionalidades e qualidades para o desenvolvimento.
[]'s
Usar os dois juntos? E aonde utilizo servlets e aonde utilizo jsp então?
Bom, andei lendo umas coisinhas de servlets, instalei o tomcat, rodei uns exemplos e tal… ví que o código html fica encrustado no meio do código do servlet, diferente do php(por exemplo), aonde ocorre justamente o inverso.
Essa caracteristica, acredito eu, torna dificil a alteração do layout de uma aplicação web feita com servlets. Há alguma forma de contornar isso?
Pra isso q tem jsp! hehehe
da uma estudada num negocio chamado MVC. Eh um design pattern (modelo de projeto) que separa a logica da sua apresentacao da visualizacao (JSP) e do fluxo de requisicoes, ou seja do controle (Serlvlet).
Dai vc vai ver q nos seus servlets naum vai ter nenhum codigo html, e nas suas JSPs nao vai ter nenhum codigo java… fica muito fera, robusta, escalonavel e de facil modificacao a sua aplicacao.
mmpaulo, bom… só complementando o que o darkseid disse…!
O MVC é um padrão de desenvolvimento que visa separar a aplicação em camadas…
Model -> Modelo
View -> Visão
Controler -> Controlador
O model serve para armazenar os dados
A view para exibir os dados
Controller para controlar a navegação
O objetivo é deixar as camadas do sistemas mais distintas umas das outras, dando uma maior portabilidade e tornando a manutenção do mesmo o mais prático possível.
dê uma olhada nesse link: