Pelo que eu entendi os dois servem ao mesmo proposito, ou estou enganado?
Bom, o que voces levam em consideração para escolher ou servlet ou jsp quando for desenvolver uma aplicação web?
Servlet X JSP
4 Respostas
Oi mmpaulo,
Bem, você está certo que as duas tecnologias levam ao mesmo proprósito, mas se elas trabalharem juntas, sua aplicação web se tornará melhor.
Servlets é um conteúdo dinâmico que se comunica direto com os servidores (Tomcat, JBOSS …), tendo suas funcionalidades e qualidades para o desenvolvimento.
[]'s
Usar os dois juntos? E aonde utilizo servlets e aonde utilizo jsp então?
Bom, andei lendo umas coisinhas de servlets, instalei o tomcat, rodei uns exemplos e tal… ví que o código html fica encrustado no meio do código do servlet, diferente do php(por exemplo), aonde ocorre justamente o inverso.
Essa caracteristica, acredito eu, torna dificil a alteração do layout de uma aplicação web feita com servlets. Há alguma forma de contornar isso?
Pra isso q tem jsp! hehehe
da uma estudada num negocio chamado MVC. Eh um design pattern (modelo de projeto) que separa a logica da sua apresentacao da visualizacao (JSP) e do fluxo de requisicoes, ou seja do controle (Serlvlet).
Dai vc vai ver q nos seus servlets naum vai ter nenhum codigo html, e nas suas JSPs nao vai ter nenhum codigo java… fica muito fera, robusta, escalonavel e de facil modificacao a sua aplicacao.
mmpaulo, bom… só complementando o que o darkseid disse…!
O MVC é um padrão de desenvolvimento que visa separar a aplicação em camadas…
Model -> Modelo
View -> Visão
Controler -> Controlador
O model serve para armazenar os dados
A view para exibir os dados
Controller para controlar a navegação
O objetivo é deixar as camadas do sistemas mais distintas umas das outras, dando uma maior portabilidade e tornando a manutenção do mesmo o mais prático possível.
dê uma olhada nesse link:
http://ootips.org/mvc-pattern.html