Servlet

15 respostas
R

Olá, pessoal pesso a aujda de vocês pois tô quase estou tendo uma diarreia cerebral.

o problema é o seguinte

estou estudando Servlets e ja escrevi minha 1º Servlet, salvei ela dentro do diretorio

C:\tomcat\webapps\myApp\WEB-INF\classes

mais estou tentando compilala, mais nao estou conseguindo segue abaixo o comando de como estou tentando compilala

javac classpath C:\tomcat\common\lib\servlet.jar nomedaminhaservlet.java

OBS : Estou dentro do diretório C:\tomcat\webapps\myApp\WEB-INF\classes , ou seja aonde esta minha servlet
OBS : O tomcat esta rodando pois consigo abrir esse link no meu browser http://localhost:8080/index.jsp
OBS ; minha variavel de ambiente JAVA_HOME já esta definida com o diretório aonde está a máquina virtual que por via das dúvidas esta aqui
C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0

o erro acontece quando apos executado o comando de compilacao, o erro diz que o “javac” nao é reconhecido como um comando interno…
estou usando sistema operacional Windows XP SP3

nao sei mais o que fazer já repeti o processo algumas vezes, e não funciona, não faço idéia do que seja, peço ajuda de quem souber o que está acontecendo ?

ja estou me despedindo agora, mais abaixo possui minha servlet caso apareça alguma dúvida
até logo pessoal, escrevi bastante para descrever minha situação, valeu

import javax.servlet.<em>;

import javax.servlet.http.</em>;

import <a href="http://java.io">java.io</a>.<em>;

import java.util.</em>;
public class TestingServlet extends HttpServlet

{

public void doGet(HttpServletRequest request,HttpServletResponse response)throws ServletException, IOException

{

PrintWriter out = response.getWriter();

out.println("");

out.println("");

out.println(Servlet Testing);

out.println("");

out.println("");

out.println(Welcome to the Servlet Testing Center);

out.println("");

out.println("");
}

}

15 Respostas

rato_loco

cade o mapeamento do web.xml?

R

o mapeamento creio eu que não é necessário para a compilação da servlet , o objetivo a principal é a compilação da servlet .

para que a mesma gere a class dela

Andre_Fonseca

robertoNetbeans:
o mapeamento creio eu que não é necessário para a compilação da servlet , o objetivo a principal é a compilação da servlet .

para que a mesma gere a class dela

oi

vc criou a variavel de ambiente CLASSPATH?? caso não tenha criado crie ela com os seguintes valores

nome = CLASSPATH
valor = .;%JAVA_HOME%\lib;

depois abra um prompt do DOS e digite javac, se não ter mais o erro do unrecognized é porque funcionou, ai tente compilar a servlet

o mapeamento do web.xml será necessario para vc acessar a Servlet no browser

t+

rato_loco

EDITADO PELA MODERAÇÂO´ palavras de baixo calão contra usuários não são permitidas. :evil:

R

ação exata de como uma rato se comporta

R

André não funcionou, pois tinha criado a variavel mais o conteudo anterior era o caminho ate o servlet.jar do tomcat

Andre_Fonseca

oi

vc consegue executar javac em linha de comando? o que acontece?

se estiver certo deve aparecer uma mensagem parecida com essa

Usage: javac &lt;options&gt; &lt;source files&gt; where possible options include: -g Generate all debugging info -g:none Generate no debugging info -g:{lines,vars,source} Generate only some debugging info -nowarn Generate no warnings -verbose Output messages about what the compiler is doing -deprecation Output source locations where deprecated APIs are used -classpath &lt;path&gt; Specify where to find user class files -cp &lt;path&gt; Specify where to find user class files -sourcepath &lt;path&gt; Specify where to find input source files -bootclasspath &lt;path&gt; Override location of bootstrap class files -extdirs &lt;dirs&gt; Override location of installed extensions -endorseddirs &lt;dirs&gt; Override location of endorsed standards path -d &lt;directory&gt; Specify where to place generated class files -encoding &lt;encoding&gt; Specify character encoding used by source files -source &lt;release&gt; Provide source compatibility with specified release -target &lt;release&gt; Generate class files for specific VM version -version Version information -help Print a synopsis of standard options -X Print a synopsis of nonstandard options -J&lt;flag&gt; Pass &lt;flag&gt; directly to the runtime system

caso não aparecer cheque novamente as suas variaveis JAVA_HOME e CLASSPATH, veja se não esta falando um ponto e virgula ou se o caminho está correto

caso apareça a mensagem acima tente ver o caminho do servlets.jar, para fazer um teste você pode copiar o .java para dentro da pasta do tomcat…

R

dentro deste diretorio abaixo se eu só executar o comando “javac” , aparece aquilo que voce mostrou

C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0\bin

fora deste diretório o comando javac nao funciona

sobre as variaveis

fiz um ctrl c e crtl v do valor do classpath que voce me passou
e o javahome possui este diretorio C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0\bin, dentro deste diretotio o comando javac funciona, em outro lugar nao

essas variaveis estou colocando nas variaveis do sistema e não do usuário

o que voce acha que é ?

Andre_Fonseca

robertoNetbeans:
dentro deste diretorio abaixo se eu só executar o comando “javac” , aparece aquilo que voce mostrou

C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0\bin

fora deste diretório o comando javac nao funciona

sobre as variaveis

fiz um ctrl c e crtl v do valor do classpath que voce me passou
e o javahome possui este diretorio C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0\bin, dentro deste diretotio o comando javac funciona, em outro lugar nao

essas variaveis estou colocando nas variaveis do sistema e não do usuário

o que voce acha que é ?

oi se o javac funciona então o problema deve ser porque não está achando a servlet.jar

pensei numa forma mais fácil aqui, tenta fazer o seguinte

edita a variável CLASSPATH

faz um cd até chegar a pasta do seu diretório atraves do prompt do DOS

tenta executar o javac MinhaServlet.java de lá

R

negativo kara nao funciona, continua na mesma coisa

Andre_Fonseca

oi

fiz um teste aqui e funcionou assim

primeiro defina as variaveis de ambiente no windows

JAVA_HOME = C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_11
CATALINA_HOME = C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0
CLASSPATH = .;%JAVA_HOME%\lib;%CATALINA_HOME%\lib\servlet-api.jar;

adapte os valores para o seu ambiente, não esqueça do ‘.’ (ponto) no começo do CLASSPATH para pegar as classes no diretório atual

depois vá ate o diretório onde está a Servlet e compile, eu utilize este exemplo aqui

funcionou para mim :smiley:

LPJava

veja se o post a seguir ajuda na configuracao:

http://imasters.uol.com.br/artigo/8639/java/instalando_tomcat_em_10min/

flw!

R

Nobres colegas

Venho agradecer pela ajuda que me deram, pois consegui finalmente compilar a servlet,
valeu André pela ajuda que você me deu, pois sem ela talvéz não tinha consiguido,
valeu LP JAVA pela sua ajuda você me deu também uma ajuda legal

para lhes explicar como foi essa vitoria, não sei exatamente o que estava de errado, pois segui os passos que estava no tutorial que o LP JAVA recomendou e funcionou, pois o que nosso nobre colega André me instruiu também estava certo, o que ele “André” passou estava como no tutorial

provavelmente pelo fato que tinha desistalado tudo que eu tinha de java na maquina, instalei um JVM mais recente, segui o tutorial dai funcionou

peço nobres colegas se verem alguém como o mesmo problema indiquem aquele link, esse tutorial é muito bom

valeu pessoal pela força

LPJava

opa! Roberto,

fico feliz em saber que o tuto ajudou :smiley:

abraco, e bons estudos.

Marcio_Nogueira

Aproveitando este tópico, minha dúvida é se servlets ainda são utilizados em JEE, pois vejo que grande parte das aplicacões desenvolvidas fazem uso de algum framework para a camada de controle. :wink:

Criado 27 de junho de 2009
Ultima resposta 29 de jun. de 2009
Respostas 15
Participantes 5