olá pessoal…
Gostaria de saber qual comando usar quando tenho um servlet e dentro dele um formulário html e neste tenho que mostrar para o usuário alguns conteúdos dos campos do meu BD. sendo que uso duas tabelas que se relacionam, ou seja, utilizo campos de ambas para expor ao usuário.
Se alguém puder me ajudar…
Então, vc tem certeza que quer fazer desse jeito? Tente separar as coisas, crie uma classe para acessar o banco, faça a exibição dos dados através de uma página JSP e use servlet para os request e response do seu formulário…Acho que é isso??? Pessoal o que vc acham? Mas, se vc quizer fazer algo profissional use MVC, para isso, o struts é uma opção…
então, mas caso eu usasse o Sevlet para exibir o contúde vc saberia qual comando teria que usar? Vc recomenda o jsp para expor o conteúdo?[/quote]
Dê uma procurada aqui no Forum sobre MVC ai vc vai entender o conceito de visualização de dados, não use o servlet para exibir dados e desde já evite o JSP use Velocity.
então, mas caso eu usasse o Sevlet para exibir o contúde vc saberia qual comando teria que usar? Vc recomenda o jsp para expor o conteúdo?[/quote]
Cada coisa no seu lugar!
Servlets são muito bons, mais para sua função, controle. Eles são ótimos para você controlar o fluxo de páginas, o acesso a camada model, mais para exibir os dados, sinceramente, eles são uma negação! Ter que usar out.println("") para cada linha do HTML é um pé no saco. Páginas JSP tambem são muito boas, para exibir os dados, criar conexões acessos a banco, ou qualquer outra função de controle dentro delas, separa a lógica do negócio e torna seu código mais difícil de se dar manutenção, pra ser bem sincero, acho que a tag de scriptlets deveria ser abolida do JSP :).
Por fim seus beans, eles só servem pra isso mesmo, graças a Deus, só pra trafegar dados.
Pra mim o ideal seria que os servelts não permitissem um out.println() e que os JSPs não possuissem os scriptlets, mais como isso não é verdade, cabe ao bom senso do programador fazer o bom uso de cada componente da aplicação.