Servlets e Jsp.... 3 Camadas!

10 respostas
rocha

Olá pessoal estou fazendo uma aplicação em três camadas eu estava montando toda a interface na servlet só q estava ficando uma posta… resolvi então usar jsp depois te me matar um pouquinho para fazer uma servlet funcionar eu queria saber como deve ser para mim acessar os métodos da classe por exemplo na servlet eu acessav criando um instancia da classe curriculum assim:

curriculum = new Curriculum(Integer.parseInt(Scodigo), Snome, SdataNascimento, Sendereco, Scidade, Sbairro, Sestado, Scep, Stelefone, Semail, Srg, Svinculo, Scargo1, Scargo2, Scargo3, Sescolaridade, SminiCurriculum, ScurriculumDetalhado, SdataCadastro, conexao); e acessava um determinado método assim: curriculum.getCodigo()[i][b] minha dúvida é o seguinte agora com a jsp o q faço importo a classe curriculum assim: <%@ page language= “java” import=“Curriculum.java” %> e instancio ela como fiz na servlet dentro de <% %> e mando ver nos aquisição do méto dos ou não?

Mais como recupero os atributos das servlets já q pretendo fazer um response.Sendredirect da servlet para essa pg jsp?

Rocha[/b][/i]

10 Respostas

pcalcado

Que isso!! Construtor deste tamanho só vai te confundir, transforme isso num bean e use setXXX :wink:

Não use redirect, mas forward :wink:

[]s

eduardo_lopes

pq vc não usa um framework pra isso? como um Struts, WebWork sei lá, assim vc faz em camadas, padrão MVC2, e de uma forma bem mais organizada, começando por tirar o código java dos seus arquivos JSP.

Agora se vc tá querendo fazer um MVC no braço, não vejo pq disso, mas tem esse livro, muito bom por sinal, apesar de um pouco desatualizado que mostra o funcionamento e implementa um pouco na unha esse padrão: http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=165377

bom divertimento.

pcalcado

Nem sempre um framework MVC se faz necessário, por mais simples que seja. As vezes JSP+ Servlet dá pro gasto, mas quem pode decidir isso é quem tem o escopo na mão :wink:

Ah, esse livro é bom mesmo, acho qeu vale a pena mesmo hoje…

[]s

eduardo_lopes

çertto, eh q hoje eu não imagino como construir aplicativos sem usar esse padrão… acho q viciei. :slight_smile:

rocha

rsrsrs… Galera eu só não uso td isso pq eu não manjo… mas tenho q fazer isso servlet e jsp pelo menos tenho uma noção daí recorro aos tutoriais e a vc´s entenderam…

Rocha :lol:

Diogenes

Cara vc pode utilizar o objeto que você tem no servlet e repassa-lo para a página jsp…

//Preenche o objeto
       curriculum = new Curriculum();
       curriculum.setXxx(Xxx);
          ...

//Seta como atributo da requisição 
       request.setAttribute("curriculum", curriculum); 

//Dá um forward pra .jsp
        RequestDispatcher dispatcher = request.getRequestDispatcher("minhaJSP.jsp");
        dispatcher.forward(request, response);

Aí na .jsp, depois de importar o cara e etc, vc pode pegar o objeto com

//Preenche o objeto
       Curriculum curriculum = (Curriculum) request.getAttribute("curriculum");

Depois eh soh usar o objeto dando os get’s no cara…

cv1

A sintaxe do seu import la no JSP esta errada - voce nao importa Curriculo.java, mas sim a classe Curriculo :wink:

rocha

Diogenes
vc teria algum exemplo disso pra me passar?

Ta embaçado fazer isso…

Rocha :lol:

Diogenes

Cara, o lance eh vc utilizar o Servlet pra “preencher” os objetos que sua jsp vai utilizar, independente de ser com os dados de um BD ou baseando-se nos do formulario anterior…

Entaum na Servlet qdo vc dah o forward passando os objetos response e request vc nada mais faz do que passar tais objetos pra sua jsp sacou?!

Entaum isso quer dizer q se vc der um request.getQualquerCoisa na jsp seria o mesmo que estar fazendo isso na sua Servlet…
Depois de setar os objetos corretamente e der uns request.setAttribute() na Servlet…Utilize-os na jsp dando um request.getAttribute() nao esquecendo de fazer o casting como te mostrei…

No que estah tendo dificuldade? Tah dando algum erro?
Posta aí!

A

E aí, pessoal. Encontrei o forum de vocês pois estou com dúvida em relação ao uso do RequestDispatcher. Gostaria de saber se podem me ajudar. O problema é bem simples: fiz três htmls em que um deles monta um frame com os outros dois. Até aí, tudo bem. Pensei em usar o RequestDispatcher (em um servlet de controle) para redirecionar para um outro html “desmontando” os outros dois frames. Não estou conseguindo! O redirecionamento ocorre, mas em um dos frames apenas. Fico no aguardo e obrigado!

Criado 3 de agosto de 2004
Ultima resposta 28 de out. de 2007
Respostas 10
Participantes 6