Bom dia…
Alguem poderia colocar um exemplo de uma aplicação usando Servlets e JSP com acesso a Bancos de dados?
Obrigada.
Bom dia…
Alguem poderia colocar um exemplo de uma aplicação usando Servlets e JSP com acesso a Bancos de dados?
Obrigada.
Olá aqui tem um ótimo tutorial… http://www.caelum.com.br/curso/fj-21-java-web/
JA tenho essa apostila o qual explica o que é Servlets e JSP e tudo mais, muito boa apostila, mas queria um exemplo um pouco mais completo.“Se eu nao estiver querendo demais”.
Bem você vai ter que pesquisar um pouco no google pois o código pronto é dificil de achar… mas essa apostila que te passei esta muito boa pois nela tem passo a passo, tente segui-la e poste suas duvidas referente a ela…
Gisa,
Certamente é mais fácil você iniciar uma aplicação simples (uma tela de login por exemplo) e nos pontos que ir tivendo dúvidas vai postando qeu a galera ajuda.
Sim…estava colocando os códigos no bloco de notas, pra ver se entendo…è porque eu comecei por JSF, e vi que tenho a necessidade de estudar Servlets e JSP primeiro, porque as vezes fico meia perdida.
Aqui no exemplo estao usando o JDBC. Entao criou uma classe para conexão com o Banco.
E na classe ContatoDAO
minha dúvida… no método getListar()
List<Contato> contatos = dao.getLista();
depois que mando o dao listar os contatos do banco eu adiciono essa lista de contatos a uma outra lista?
e sempre quando quero mostrar os dados de uma lista eu preciso usar um for como:
for(Contato contatos:contato){
System.out.println("Nome: " + contato.getNome());
System.out.println("Nome: " + contato.getEmail());
System.out.println("Nome: " + contato.getEndereco());
System.out.println("Nome: " + contato.getDataNascimento().getTime());
}}
Então Gisa,
Na verdade você pode enviar p/ o JSP (através do request) a própria lista que o dao retornou List<Contato> e no JSP, você pode iterar essa lista e apresentar os dados. Aconselho fazer a iteração usando JSTL.
Caso queira iterar no servlet, ai você pode fazer usando o for (Contato contato : ) {…} igual você descreveudao.getLista()
Entao eu posso exibir essa lista na página JSP, usando JSTL?
Pode sim.