Sou novo em java mas ja programava em vb, entõ tenho algumas dúvidas
Gostaria que alguém me definesse o que são ServLets e EJBS, apenas para eu entender bem para que são utilizados.
Servlets são programas em Java que funcionam em conjunto com um webserver, podendo trabalhar a parte de request/response. Mais ou menos como um CGI…
EJB é uma arquitetura para aplicações distribuídas, que provê mecanismos de persistência, controle de transações, etc. Mas como é algo meio pesadinho, normalmente só é recomendável utilizar se você precisar de algo realmente grande / escalável.
Tem gente que detesta EJB. E gente forte. No caso: grupo jakarta. Eles acham que EJB eh mais confusao que solucao!
Eu sou novato em Java
estou estudando a linguagem por partes… primeiro eu vi o Java Console, depois deu uma olhada em Applets e agora mexo com JFrame, banco de dados e etc… o meu proximo passo é o Servlets e JSP.
Me interessou esse Topic, eu nao sei direito o que é Servlets, entao o Servlets é como CGI? entao quer dizer que Servlets é como ASP e PHP? qual a diferença entre Servlets e JSP entao?
alguem poderia me esclarecer fazendo favor
obrigado
ASP e PHP são mais parecidos com JSP (olhando um e olhando o outro)…
Servlets seriam parecidos com um CGI em C que você fizesse no servidor (não que alguma vez na vida eu tenha visto um, mas acho que deve ser).
Os servlets são programinhas em Java mesmo, que tem os métodos e objetos para controlar o que é recebido de uma página (em um formulário, por exemplo), e também podem enviar dados para montar um HTML se for o caso.
JSP, na verdade, é utilizado internamente como um servlet (o application server faz a tradução), mas é algo mais voltado para a parte visual… você faz seu HTML normal e no meio dele coloca os <% %> para o que for dinâmico, tipo um PHP/ASP mesmo.
Recomendo o livro Core Servlets & JavaServer Pages para quem quer estudar o assunto, que tem o PDF disponível em:
http://pdf.coreservlets.com/