Servlets, JSP e o mercado atual

Sou estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas e tive uma breve experiência de trabalho com desenvolvimento web em java usando basicamente JSP, em uma empresa que pretendia mudar seu sistema interno de desktop para web, para melhorar a interação entre matriz e filiais, porem nosso trabalho foi interrompido e não pude ver o resultado.
A partir desta experiencia resolvi tratar este assunto em meu TCC, “Estudo sobre o desenvolvimento de aplicações web em Java usando Servlets e JSP e sua influência no mercado atual”, abordando a teoria básica pra se desenvolver aplicações web em java, como a plataforma J2EE, os servidores de aplicação, Spring MVC, Servlets, JSP, JSTL, JavaBeans, e banco com JDBC. Demonstrar na pratica como funciona o desenvolvimento e por fim mostrar como esta o mercado para esta tecnologia.
Sendo a ultima parte minha grande dificuldade, não consegui encontrar onde posso coletar os dados para fazer esta pesquisa e saber se esta tecnologia é usada, se é tendência ou não de mercado, se é viável ou não, o tipo de empresas que normalmente adotam a tecnologia.
Gostaria então de uma dica sobre onde posso conseguir estes dados pra descobrir como o mercado atual esta pra Servlets e JSP.

Obrigada.

Um bom lugar para garimpar isso são listas de empregos. apinfo é um bom local. Grupos do Linkedin também.

É muito difícil de ver uma empresa abrindo sua tecnologia de modo explícito, mas nas listas de vagas você consegue ter uma idéia.

Eu até hoje só vi poucos sistemas que utilizem JSP seco com javascript. Em geral é utilizado um framework para fazer o trabalho sujo, como Struts, JSF, Spring MVC e assim vai embora.

É exatamente como você disse, mesmo que eu crie um questionário as empresas não vão sair divulgando informações. Por isso, pensei em dar uma pesquisada em escolas que oferecem cursos na área, como a própria Caelum.
Outro porem, o desenvolvimento web em java não é somente o JSP, tem varias ferramentas necessárias para o desenvolvimento, porem devido a limitação do conteúdo não vou poder abordar por exemplo os frameworks, EJB, etc. Vou dar uma noção básica.

Obrigado pela dica Hebert Coelho!

É como o Herbert disse, normalmente se utiliza um framework mvc. O que eu tenho visto é que ainda existe muita coisa sendo feita em java para web, principalmente sistemas de médios para grandes. Já sistemas menores a tendência atual é utilizar alguma linguagem de script para desenvolvimento web, como ruby ou python.
Java e .NET ainda são muito utilizados mas parece existir uma tendência em utilizar estas outras tecnologias daqui para frente, mesmo no caso de sistemas maiores.