“LIPE”:
Só um adendo … já li um monte de gente encrevendo que desenvolver interfaces com HTML é mais fácil.
Eu discordo totalmente … acho bem mais fácil falar com widgets do que com html+javascript.
Meu, vc me deu a deixa pra expressar o que eu tenho pra dizer.
Vansol, quando vc for escolher entre WebStart e Servlets, vc na verdade tá escolhendo entre:
- Interface do browser, com HTML
- Interface GUI.
Essa escolha é muitas vezes difícil e depende do domínio, depende do que vc tá querendo construir.
O pessoal fez muita coisa com J2EE pra ter aplicações com instalação zero, mas um Browser não é nem de longe capaz de interagir com o usuário com a mesma flexibilidade de uma GUI.
… a menos que vc use toneladas de javascript, e daí vc tem essas apps que o LIPE citou, que são imensamente mais difíceis de trabalhar.
Concluindo, sobre os seus itens:
-
Performance: esquece, nem dá pra comparar. Depende do volume de dados, da complexidade das interações com o usuário e do nível de segurança que vc precisa.
-
Segurança: dá pra fazer coisas seguras com os dois. Mas dá pra fazer coisas mais seguras com applets/webstart do que só com servlets.
-
Simplicidade: esse assunto dá pano pra manga. Simplicidade pra desenvolver? Simplicidade pra usar? Geralmente GUIs tem uma curva de aprendizado maior, mas podem fazer coisas mais complexas.
-
Manutenção: igual. Dá pra fazer coisas muito fáceis e muito difíceis de dar manutenção com as duas tecnologias.
Ah, Luca, o JWS não usa a infra do browser não… ele é totalmente separado. Uma app JWS tem uma poucas diferenças em relação a um applet: um applet usa a JVM registrada no plugin do browser (vc pode escolher no source HTML), está restrito ao espaço dedicado a ele no HTML, e usa o SecurityManager “de applets”. Com JWS vc pode declarar que vc precisa da JVM “XYZ”, e vc tem uma flexibilidade maior com o SecurityManager. Nos dois casos, as classes têm que estar visíveis por HTTP (ou seja, deve ser possível baixar o JAR com um URL), mas uma app WebStart pode rodar offline se ela não depender de nada no servidor (ver exemplos da Sun).
[]s