Servlets + servidor: como eu poderia fazer

Blz, galera, meu professor pediu pra eu criar um servidor que tivesse dois métodos adicionarPessoas e consultarPessoas. Depois, eu devo criar um Servlet que recebe as informações via GET e utilizae esse servidor pra cadastrar.

Como eu começo? O meu servidor deve usar sockets? Se for, como eu poderia reenviar a informação para algum método?

Vlw.

pelo q entendi vc vai precisar de dois servlets, inserir e consultar.

aqui mesmo no guj tem um tutorial de servlet:
http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=9

bom, vamos lá…
é importante dizer que o servidor nao tem método para adicionar pessoas…

o que tem método é sua aplicaçao, seu código.

voce pode fazer o seguinte…

considerando o jeito mais facil de se fazer, é usar o padrao MVC.
para inserir:
crie uma servlet que receba as informaçoes vindas do formulário da JSP, o mais indicado é usar o método POST, dentre algumas vantagens ele é um pouquinho mais seguro que o GET.

ai voce cria uma DAO e um VO, a sua servlet passa as informaçoes para o VO, que preenche os campos do que uma pessoa deve ter no seu sistema.

a DAO faz a conexao com banco e insere os valores nos campos do banco referente a pessoa.

para consultar:
a servlet pede a DAO que leia tudo o que esta no banco , coloca em um arrayList,devolve pra servlet e o servlet manda pro JSP.
no JSP voce corre a lista da forma que precisar.
dependendo de como seu professor quer que a lista seja ordenada isso pode dar bastante trabalho braçal, e considerando que suas aulas devem estar terminando daqui a alguns dias, sugiro tres coisas:

1 - começe a programar;
2 - leia sobre MVC;
3 - volte a programar. :?

OBS: nem é necessario duas servlets… pra que duas? uma só já é suficiente. a questao é ter criatividade em como fazer com uma so servlet e a resposta é “nao” – nao fica errado ou feio (se fizer do jeito certo rsrs)

vlw pelos toques, mas tem um probleminha: não há banco de dados. Eu tenho que ter um servidor que espera requisições(óbvio).
Terei os dois servlets para inserir e consultar. Os servlets eu sei criar. Esses servlets devem se conectar ao servidor e passar os dados. O sevidor terá um Vector que armazenará os dados.
Mas como um servidor vai saber qual método o cliente tah requisitando? (Não é pra usar RMI).

cara, desculpa, eu nao entendi direito o que o seu professor quer.
eu entendi que ele quer armazenar as informaçoes na memoria do servidor, isso significa que, se reiniciar o servidor, … boomm ja eram todos os tados de todas as pessoas…
ate onde eu sei nao da pra voce simplismente empacotar os dados do usuario e mandar pro servidor e o servidor cuida do resto armazenando tudo em um vetor.
se voce nao souber que codigo vai colocar no vetor fica dificil programar…

se meu professor me mandasse fazer um negocio assim eu iria na coordenaçao do curso de tecnologia e diria que o professor nao sabe do que ta falando.

seu professor passou algum codigo pra voce? algum modelo? ou so disse o que queria?

ele quer isso:

1 ? Elabore um servidor que mantenha em uma Hashtable ou em um Vetor os dados de uma agenda (Nome, Cidade, Telefone) utilizando os métodos:
adicionarPessoa(Pessoa pessoa) ? Adiciona uma pessoa na Hashtable.
consultaPessoas(String cidade) ? Retorna as pessoas de uma determinada cidade.

2 ? Elabore um Servlet que:
a)Receba requisições com os dados de uma pessoa e utilize o método remoto adicionarPessoa do servidor da questão anterior para adicionar a pessoa na Hashtable;
b)Receba requisições com uma cidade, e utilizando o método consultarPessoas do servidor da questão anterior retorne uma página para o browser com todas as pessoas daquela cidade.

Muito estranho…
Porque criar duas servlet… quando uma servlet pode ter os dois metodos?
Para saber qual metodo ir basta enviar como parametro a ação… via js ou até mesmo um input hidden…
Você pode guardar as informações na memoria do servidor utilizando session…

abraço…

so um detalhe o get ja eh padrao nos servlets caso vc nao informe la no form, o que vai ser transmitido.