Estive lendo um livro (JSP) que diz que existem algumas alternativas para desenvolvimento: Servlets, JavaBeans e Tags Personalizadas. Qual sua opinião a respeito delas, quais vantagens/desvantagens e em qual área se aplicam melhor?
Valeu !!!
Estive lendo um livro (JSP) que diz que existem algumas alternativas para desenvolvimento: Servlets, JavaBeans e Tags Personalizadas. Qual sua opinião a respeito delas, quais vantagens/desvantagens e em qual área se aplicam melhor?
Valeu !!!
Já que ninguem sabe responder minha dúvida, vou reformular:
O que é Servlet?
O que é JavaBean?
O que é Tag personalizada?
Ficou fácil???
Servlet - vc pode fazer toda sua lógica num servlet porem é desaconselhavel, então na verdade ele serve como um controller, dependendo a pagina que o chamou ele chama uma rotina…
Tag Personalizada - geralmente se usa para separar a lógica, não se aplica reutilização de código, ela pode retornar um HTM…
JavaBeans - Serve para colocar a lógica de negocio porem em alguns casos é preferivel usar a tag em vez dele por causa da reutilização de código.
Obrigado pela resposta, colega!
Fiquei confuso em relação a reutilização, poderia ser mais claro?
O que aconselha para uma loja virtual?
Valeu!!!
Para voce entender o melhor…
Servlet - Componente java, compilado, depende de um Container Web Java para funcionar, e expert em receber, tratar e devolver as requisiçoes de um Cliente, usando HTTP (HttpServlet) ou TCP (GenericServlet). Usamos para controlar o fluxo de dados das requisições dos clientes da aplicação (Usamos como Controller)
JavaBean - Componente java, compilado, para encapsular a regra de negócio da aplicação, representar modelos de dados, e pode ser executado em qualquer ambiente de runtime java, J2SE, J2EE e J2ME. (Usamo como Model)
TagLibrary - Componente java, compilado, depende de um Container Web Java para funcionar, especialmente criado para encapsular as regras de apresentação de elementos HTML, XML, VRML, etc. (Usamor como Helper)
JSP - Componente HTML, não compilado, que é interpretado pelo WebContainer, compilado num Servlet, instanciado no WebContainer, e que serve para efeutar a apresentação de dados.
DAO - Camada de acesso a dados, a função dela é transformar o resultado das consultar SQL em objetos JavaBeans e devolvê-los para o requisitante.
Arquitetura basica para a Loja Virtual
REQ Consultas SQL
Client HTML --------> Servlet --------------> DAO --------------> DB
: : cria
:<----------------------: JavaBeans
:
: armazena da sessão WEB
: setAttribute
:------------------------------>HttpSession
:
: dispatcher
:------------------------------> JSP
Ai o JSP tem no seu codigo uma TagLib… A TagLib consulta os dados que estão na Sessão… E formata o pedaço de código HTML responsavel pela exibicao dos dados dos JavaBeans.
Entendeu??
Sugiro que voce estude o seguinte:
http://java.sun.com/j2ee/1.3/docs/tutorial/doc/
http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/index.html
Bom estudo…
Não entendi muito bem esta arquitetura, talvez porque as setas estão disposicionadas, vc tem esta arquitetura em forma de imagem?
Outra dúvida, para uma simples loja virtual terei de aprender todas estas metodologias (DAO, JSP, JavaBeans, Servlets, TagLibrary, etc)?
Valeu!
Como foi dito, você até pode fazer sua aplicação inteira em um servlet, mas vai ficar horrível.
No fundo é tudo Java, então não dá tanto trabalho para aprender.
Simplificando o que o Oziel falou, Servlet são classes Java com uma certa integração com a parte Web; JSP são arquivos parecidos com HTML em que você pode incluir código Java, e aí ao serem processados transformam-se sozinhos em um servlet; taglibs são classes Java onde você coloca o código Java que vai usar no JSP para que ele não fique muito bagunçado; JavaBeans são classes Java comuns que seguem algumas convenções, etc
Ou seja, sabendo Java você já sabe uns 80% de tudo, e se foram criadas coisas com esses nomes diferentes foi para facilitar o trabalho, não para atrapalhar.
to com uma dúvida ak…
qual a vantagem de usar um javaBean ou o servlet, qndo vc pode por todo o codigo no jsp?
[quote=“München”]to com uma dúvida ak…
qual a vantagem de usar um javaBean ou o servlet, qndo vc pode por todo o codigo no jsp?[/quote]
A principal vantagem é a clareza e separação de responsabilidades, colocar todo o código numa JSP é uma má prática de programação e fica difícil de fazer manutenção, isso acaba levando a técnica do “copy and paste”, só se coloca scriptlets em JSP apenas para fazer um protótipo, o único código que se coloca numa JSP são apenas tags padrão ou personalizadas ou JavaBeans simples.
O ideal é utilizar JSP para apresentação e as servlets para exibir conteúdo binário e/ou atuar como controladores de requisições.
Pessoal
Essas dúvidas sobre desenvolvimento web são comuns aqui no forum!
Minha sugestão é a seguinte:
Isso iria ajudar muito!
[]'s
[quote=“thiagorani”]Pessoal
Essas dúvidas sobre desenvolvimento web são comuns aqui no forum!
Minha sugestão é a seguinte:
Isso iria ajudar muito!
[]'s[/quote]
Na minha opinião o melhor tutorial que li é o Designing Enterprise Applications with the J2EE Platform, Second Edition
Você pode encontrá-lo em http://java.sun.com/blueprints/guidelines/designing_enterprise_applications_2e/index.html