Servlets

Fala pessoal

Comecei a pouquissimo tempo a tentar mexer com servlets entretanto estou tendo sérias dificuldades para entender algumas coisas. Tenho perguntado a pessoas que mexem com isso mas só recebo respostas contraditórias.
por isso resolvi postar aqui.
1º) para usar servlets em java eu preciso do java 2 enterprise edition (j2ee) ? (Eu acredito que sejá necessario uma vez que a classe Servlet é desse pacote, mas já me falaram que não precisa!)
2º) Eu tenho no meu micro instalado o j2sdk e o j2ee e mesmo assim quando tento compilar uma classe que extend um Servlet o compilador acusa que o pacote javax.Servelt não foi encontrado. Eu acho que o problema é com as configurações do CLASSPATH entretanto eu não consigo configurar ele. O que o CLASSPATH deve receber ?

Valeu pela atenção
Rafael

Oi

araphor, tu precisa, basicamente do J2SDK e do Tomcat…

Sobre o CLASSPATH, ele deve contar o JAR da API de Servlets para que a compilação de certo…

T+

Daí guri,

O que o Jeveaux (nunca falei mas, q nome estranho) quer dizer é o seguinte.

no classpath tu tens que incluir o diretório onte está o servlet.jar.

Ou seja, no teu tomcat, na pasta commons/lib tem o arquivo em questão.

Dependendo do teu OS, adiciona o diretório
%CATALINA_HOME%\commons\lib\ pro teu ClassPath

Isso deve resolver.
Ah, tu não precisas do J2EE pra rodar servlets, como o Jeve falou, um sdk e um tomcat devem bastar.

[]s

Oi

Renato… hahaha, estranho até eu acho… mas e a pronuncia, tu sabe???

La em POA, ninguem sabia… hahaha

T+

hahahaha! teve um dia q fiquei curioso como se pronuncia ! hahaha

:arrow: JevÊê?

:arrow: Jeveô? hahaha

:arrow: JeveuX?

:arrow: Nenhuma das anteriores

Oi

bahh… nenhuma das anterires… hehehe

é [size=“18”]JevÔ[/size]

T+

pow… por pouco eu acerto a alternativa B! a q eu achava menos provável! hehehehe

heahae, é, mas como ao vivo eu chamo todo mundo de “cara” ou só “ô” … ehhehae, ele não me bateu em poa, hheahea, pra mim é jeve forever hehehe

:xd:

Discordo do próprio Jeveaux quanto a pronúncia da sua graça. Do alto do meu profundo conhecimento de francês do 1o. grau, percebo que ocorre um “schwa” na primeira sílaba, portanto o correto é (usando pronúncia fonética internacional):

zha-'vo

:grin:

Daí gurizada,

Bah, vocês são soda, hein ?

Ow Jeve, a gente escreve Jeve de preguiçoso, mas eu sei que é afeminado, como toda palavra derivada do francês.

Eu sei que fala tipo “Jã-vô” :stuck_out_tongue: Mas é muito guei pra sair falando por aí.

E outra, EU NÃO SOU GAÚCHO! O que acaba me elevando, quando se trata de níveis pessoais e inteligência e tudo mais. Salvem, salvem os catarinas!

[]s

ué ué ué, whats up!??

:serio:

[quote=“hipersoft”]Discordo do próprio Jeveaux quanto a pronúncia da sua graça. Do alto do meu profundo conhecimento de francês do 1o. grau, percebo que ocorre um “schwa” na primeira sílaba, portanto o correto é (usando pronúncia fonética internacional):

zha-'vo

:grin:[/quote]

Oi

hipersoft, eu te confesso que não sei quase nada de francês, mas meu avô, que nasceu na França e veio para o Brail, sempre fala JevÔ, e quando alguém fala alguma coisa diferente de JevÔ ele chega a dar um treco de nervoso… hahaha… Bom, em todo caso, eu acho que é JevÔ mesmo.

T+

hahahahaha

meu deuuuuuuuussssssooooooooooo era soh o qeu me faltava, vamo abrir um fórum pra discutir outras regras de fonemas no frances, e tbm para discutir sobre o sobrenome do nosso ilustríssimo Jéve! =)

haiueiahe

cya!

Abusando só um pouquinho mais deste tópico, queria dizer ao Jeveaux que falei em tom de brincadeira, claro. Manjo muito pouco de francês também – era só prá aproveitar o tom de descontração que a discussão tomou.

esse negócio de sobre-nome é complicado mesmo… hehehe

até o meu q é simples, mta gente acha q algo mto complicado e nao consegue pronunciar… escreve errado… é uma beleza! … cartas q chegam em casa com meu sobre-nome escrito errado então… são a maioria! :roll:

flW!

hahahaha!! agora q eu fui perceber…
esse tópico ta totalmente FLOODADO! :lol: :lol: :lol:

será q pelo menos o nosso amigo araphor conseguiu solucionar a duvida q ele tava???

flw!

Oi

poxa vida, é mesmo… araphor, da um sinal de vida aí cara…

hipersoft, não esquenta não, o que eu menos escuto é a pronuncia do meu nome corretamente, hahaha… eu acho que daqui uns tempo saté eu vou começar a falar errado… 8O

T+

hahaha, aproveitando pra dar meu ar da graça aqui tb heaheahae, vcs acham o nome do jeve complicado? pss, q tal o sobrenome do meu amigo (ainda bem q ele nao é chegado em programação nem em java, é engenheiro, nao entra no Portal, ai nao vai me xingar haha), o nome é Kwiatkowski, … opa, não conseguiram ler? tentem de novo Kwiatkowski, ehaehea… agora vai: K w i a t k o w s k i, só ele consegue pronunciar! :lol:

E o java? vcs já perceberam? Em espanhol eles pronunciam Rába, tosco né não? Vc programa em Rába a quanto tempo? Rába é muito legal… e por ai vai, sei que não tem nada a ver com o nome do Jeváx mas como também não tem nada a ver com a dúvida decidi postar =P