Oi, estudo java a um tempínho já e já sei um pouco de j2se, agora partir para j2ee só que não sei como configurar meu pacote javax.servlet =/…
Procurei nos fóruns só que falaram dos arquivos .jar (que já baixei) e sobre a configuração no classpath…não achei essa variável de ambiente (tenho que criar?). Coloquei na path e não funcionou…coloquei os arquivos java no mesmo diretorio de um pacote javax.servlet que eu criei e atée compilou mas o servlet não roda no tomcat acho que é pq o tomcat não tem acesso ao pacote…
Já deu pra perceber que tentei um bocado…alguém poderia detalhar o processo o máximo pra eu poder rodar meu primeiro servlet :?
Obrigado pela atenção…estou na esperança de ser respondido
Vou dá uma olhada sim , Obrigadão, respondo se conseguir…
cris.t
Vc está colocando os jar do tomcat no path do seu projeto?
vc precisa colocar o selvlet-api.jar no seu path
N
Nov_java
por favor… explica aí qual path e como se coloca :? já tentei tanta coisa de tanta forma que nem sei se já to entendendo direito… :oops:
Obrigado
cris.t
vc esta usando o eclipse? Se estiver vc criou um Dynamic Web Project?
vc precisa colocar no seu path o jar servlet-api.
cris.t
.
N
Nov_java
não to usando nenhuma ide, gosto da programação básica…a única coisa que tenho é o sdk e o tomcat…não pode executar assim nao???
como é que faz essa configuração do path???
eu fiz isso na variável path do sistema windows:
C:\Arquivos de programas\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\lib\servlet-api.jar;
Tá certo ??
B
Bruno_Laturner
Tem que colocar na variavel CLASSPATH, não PATH.
N
Nov_java
eu crio essa classpath em variáveis do usuário ou variáveis do sistema??? :?:
cris.t
Pelo que entendi vc não conseguiu criar as variáveis de ambiente, no caso parece que a CLASSPATH.
sim, vc não vai encontrar ela na lista de varáveis vc deve ir em nova em criar, colocando o valor da variável como: .;%JAVA_HOME%\lib\tools.jar
E depois em Path vc clica em Editar e adiciona ;%JAVA_HOME%\bin
não sei se interpretei bem a sua pergunta…rs
N
Nov_java
Rpz eu to um bocado confuso com essas variáveis de ambiente…
Nas variáveis de sistema eu acrescentei a variável path [em variáveis do sistema] o seguinte:
C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_06\bin;
E apaguei todas as outras variáveis que pesquisando eu achei que tinha que ter (Catalina_home[em variáveis do usuário], JAVA_HOME [idem] e os outros dados que tinha posto em path.)
Compilei normal arquivos java com padrão j2se…só que os servlets de certeza que agora não vai…
Será que poderia me dá detalhes de quais variáveis devo adicionar e como devo adicionar???
tipo, pq o caractere de porcentagem…o que significa??
Como devo fazer pra refazer as configurações das variáveis de ambientes pra ficar certinho???
B
Bruno_Laturner
Variáveis de sistema:
JAVA_HOME = C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_04 (mude para a versão do JDK que tiver instalado)
PATH = Ao final dela adicione um ;%JAVA_HOME%\bin
CLASSPATH = Caminho para a pasta que contem as suas bibliotecas. Se tiver mais de um caminho, separe por ;
Edit: é uma boa idéia usar uma IDE para desenvolver Java Web, senão você terá que ler a documentação do servidor e fazer o deploy no braço.
N
Nov_java
Galera o meu problema tá resolvido, as dicas de Bruno Laturner foram super úteis , valeu…e obrigado pela atenção de todos que me ajudaram…espero um dia poder ajudar ao pessoal tb!!! :lol: