Sessão ECLIPSE no Forum

Olá pessoal,

Eu estive dando uma volta pelo forum do Portal procurando alguma coisa relacionada a eclipse e seus plugins e notei uma coisa muito interessante: Em primeiro lugar notei que existem mensagens falando sobre o eclipse em várias sessões do forum ( Não só na que fala sobre IDEs ). Em segundo lugar notei que a quantidade de mensagens sobre eclipse é absurdamente grande, o que me levou a fazer uma rápida pesquisa pelas enquetes do PJ, onde eu descobri que 38.98% das pessoas querem mais material de estudo sobre eclipse e 31.26% das pessoas acham que o eclipse é a solução definitiva em IDE java ( fonte1, fonte2 ). Se contarmos só com a comunidade cadastrada no PJ isso significa aproximadamente 7600 pessoas.

Baseado nesta realidade, aqui fica minha sugestão: O que vocês acham de criar uma sessão no forum chamada Eclipse / Plugins ( ou algo do genero )???

Acredito que isso centralizaria uma grande parcela de dúvidas a respeito deste assunto e ajudaria mais o pessoal do PJ a reconhecer o perfil de seus visitantes / colaboradores ( Isto pode significar até mais $$$, com anuncios e publicidade ).

Alguém pode levantar as questões “E os outros IDEs, também não mereceriam uma sessão???” ou então "Eu uso o NetBeans, porque não uma sessão para ele também??? ". Eu diria “Se um dia as estatisticas do PJ mudarem e apontarem algum outro IDE como mais usado talvez sim.”

Bom é só uma sugestão, levei a público porque gostaria que fosse amadurecida e acredito que isso possa ajudar a todos nós.

[]'s a todos
Felipe Odoni

Felipe, tua opnião/participação é muito importante pro Portal Java. Eu já levantei o assunto essa semana com o grupo de mantenedores dobre o fórum de “Ferramentas”, que foi a evolução do fórum de “IDEs” e “Instanação e Configuração” antigos. Estamos estudando uma nova organização ou nomeclatura pra alguns fóruns, acredito que irá mudar de nome, ou então se desmembrar em 2 outros novos fóruns, estamos vendo isso… Não sei se chegará ao ponto do Eclipse ter um fórum só para ele, mas não é discartada a possibilidade de se ter um fórum só para discução de IDEs e outras ferramentas usadas em Java, para separar de perguntas sobre containers por ex.

[]'s