Estou começando agora a programa para Web e gostaria de saber qual é a melhor maneira ou que vocês recomendam para controlar o acesso do usuário ao um site… utilizar session ou cookies???
Pois pelo que entendi a session pode acabar ficando aberta se o usuário sair do site de uma forma incorreta (fechando o browser por exemplo).
E cookies o usuário ou algum servidor proxy pode acabar bloqueando.
Por isso fiquei sem dúvida em qual dos dois usar, será que alguém pode me ajudar?
A session nao “acaba ficando aberta” , voce configura um TimeOut para isso, no arquivo web.xml… Voce poder dizer la que 10min sem request a session deve ser invalidada.
O problema dos Cookies é que eles ficam no cliente, isso pode ser uma falta de segurança, ja que podem ser trocados “nao mao”, alem de que o browser tem que estar abilitado a aceitar cookies… se nao tiver, sua aplicacao nao funciona…
ja session fica no servidor, e o numero dessa session (UNICO) fica como cookie no cliente, por isso o uso de encoderURL(“endereco”); é fortemente recomentado em todos os links de sua pagina (veja o javaDoc para maiores informacoes).
O protocolo HTTP (1.0) não mantém estado, isto é, cada vez que o cliente solicita uma página html é aberta uma conexão com o servidor web Apache, Tomcat ou outro qualquer. Há 3 modos de se manter as informações independente da conexão:
a) cookies = pequenino arquivo texto que o servidor envia ao browser e que o browser devolve quando visita de novo o mesmo site ou domínio que enviou o cookie.
b) URL reescrita = o cliente adiciona um dado que identifica a sessão do usuário ao fim de cada URL e o servidor identifica o cliente. Exemplo: http//www.estepost.com;jsessionid=1234
c) campos escondidos nos forms = Os forms html podem ter campos assim:
<input type=“HIDDEN” name=“jsessionid” value = “1234”>
A solução c exige que TODAS as páginas sejam construídas dinamicamente. Muito raramente é empregado para controle de sessão.