Session Scoped JSF

Fala aí galera,

Eu pesquisei bastante no fórum e no Google mas preferi criar um tópico para ter as opiniões de vocês, então ai vai o problema:

Tenho uma classe Pessoa que tem aqueles atributos básicos que vêm nos exemplos literários, e esta pessoa tem vários cursos(outra classe). Em uma página eu faço a manutenção dos dados da pessoa e tenho um link que redireciona para outra página para eu fazer a manutenção dos cursos desta pessoa. Quando eu coloco o managed bean Pessoa, que tem um List de cursos, com o ecopo de sessão fica tudo muito fácil, porque quando clico no link ele mantém os dados em memória e carrega os cursos da pessoa tranquilamente na página. Porém a minha preocupação é a escalabilidade da aplicação ao usar este escopo. Então agora eu peço as opiniões de vocês:

1. Vocês acham que eu devo continuar usando este escopo?
  2. Continuar usando este escopo e fazer um controle de limpeza de sessão na mão?
  3. Enviar um parâmetro para a página que lista os cursos com o id da Pessoa? Se sim, qual a melhor forma de fazer isso?
  4. Usar o ConversationScope? Se sim, qual a melhor forma de usá-lo?

Obs.:não tenho tanta experiência on JSF, e estou usando JPA e JSF.

Abraço

ViewScope e ConversationScope são melhores alternativas ao SessionScope.

Olá Leonardo bom dia.

Cara pelo que já li aqui no grupo vc deveria usar ViewScope, eu também iniciei telas com esta característica utilizando Session,
veja este link que mostra uma aplicação completa

http://uaihebert.com/?p=1414

só tive um problema ao usar ViewScope os dados passaram a não persistirem ( sem erros ou exceções levantadas ) eu também estou usando JSF 2 com JPA + Spring como IOC

Valeu pelas respostas galera,

Mas alguém teria um exemplo de como passar um parâmetro para outra página jsf ?

É nessas horas que eu recomendo a apostila do Hebert, Jsf Eficaz as melhores praticas para o desenvolvimento web.