Session Tracking Avançado

5 respostas
T

Oi pessoal, estou estudado sobre sessions e no momento só encontrei quatro maneiras de se fazer o Session Tracking:

• Autenticação de Usuário;
  • Reescrita de URL;
  • Campos hidden em formulários;
  • Cookies;

Gostaria de saber se há outra forma (mais eficiente) de se rastrear a sessão do usuário, sem a necessidade de cookies e principalmente mais seguro.

5 Respostas

gilmaslima

Dê uma pesquisada sobre os listeners de sessão:

HttpSessionListener e SessionAttributeListener.

Você pode também criar um Filter na sua aplicação.

flw!

T

gilmaslima:
Dê uma pesquisada sobre os listeners de sessão:

HttpSessionListener e SessionAttributeListener.

Você pode também criar um Filter na sua aplicação.

flw!

Primeiro, gostaria de agradecer pela resposta.
Na verdade gostaria de saber se existe alguma forma mais avançada para controlar quando a sessão do usuário termina. Exemplo, caso o mesmo feche o browser, a sessão só irá expirar pelo tempo, o que as vezes pode demorar muito, dependendo do tempo configurado para a sessão.

gilmaslima

Não tem como a aplicação identificar quando o usuário fecha a janela ou aba do browser, a única coisa que o servidor consegue ver é que durante um determinado período o usuário não fez nenhuma requisição.

Se tiver alguma forma deve ser usando algum controle Activex ou algo do tipo, mas dai também o usuário tem que aceitar a instalação do mesmo.

Implementando o método sessionDestroyed do HttpSessionListener você fica sabendo sempre que a sessão expirar.

flw!

bruno.fantin

Sua cookies em cima de ssl. Você vai ter a segurança que você tanto quer.

Falou.

T

bruno.fantin:
Sua cookies em cima de ssl. Você vai ter a segurança que você tanto quer.

Falou.

Valeu!
Só que além da segurança eu precisava de um controle mais aprimorado e mais eficiente. Por exemplo, com controle via cookies eu só consigo saber que a sessão acabou quando expira o tempo.
Abraço a todos.

Criado 17 de junho de 2011
Ultima resposta 20 de jun. de 2011
Respostas 5
Participantes 3