Session

8 respostas
R

Galera, tudo bem?

Gostaria de saber qual a melhor forma de criar sessões em minha aplicação web?

Eu não estou querendo criar a sessão diretamente na minha pagina JSP, quero fazer de uma forma padronizada e que depois para manutenção eu consiga fazer as alterações necessarias. Geralmente vejo que o pessoal coloca diretamente nas paginas JSP a pergunta se a sessão esta valida ou não. Eu tava querendo usar classes para gerenciar essa sessão.

Estou disposto a discutir a melhor forma.

Obrigado e fiquem com Deus

8 Respostas

L

rickab7:
Galera, tudo bem?

Gostaria de saber qual a melhor forma de criar sessões em minha aplicação web?

Eu não estou querendo criar a sessão diretamente na minha pagina JSP, quero fazer de uma forma padronizada e que depois para manutenção eu consiga fazer as alterações necessarias. Geralmente vejo que o pessoal coloca diretamente nas paginas JSP a pergunta se a sessão esta valida ou não. Eu tava querendo usar classes para gerenciar essa sessão.

Estou disposto a discutir a melhor forma.

Obrigado e fiquem com Deus

Não entendi!

Toda a infraestrutura para utilizar sessions jah está pronta, a única coisa que vc precisa fazer é dar um “request.getSession()” e sair usando a sessão. Que tipo de classes você está querendo criar para gerenciar a sessão? Eu pelo menos nunca tinha ouvido falar nisso.

[]'s

P

Explique o seu motivo para criar uma classe para GERENCIAR sua sessão…

O que vc quer controlar com essa classe?

R

È o seguinte,

Quando fazemos request.getSession() estamos fazendo o processamento dentro da pagina de visualização o que não se pode acontecer segundo os modelos do padrão J2EE.

O segundo motivo é que digamos que eu faça esse processamento dentro da pagina de visualização e coloque um IF para que se a sessão não for valida a pagina tera que fazer um redirecionamento para a pagina X (pagina para logar). Mais tarde se eu quiser mudar a pagina X para a pagina Y eu terei que mudar todos os IFs que eu fiz em todas as minhas paginas.

Criando uma classe controladora para essa sessão isso fica dinamico e reutilizavel para outros projetos.

Entenderam?

P

Não necessariamente…

Caso vc esteja trabalhando com esquemas de “template” (arhhhh), onde somente o centro de sua aplicação seja alterado ,vc nao terá q alterar seus IF’s em tds as paginas…

esclareceu?!

e-cowboy

Colega, já utilizou Struts, JSF talvez te ajude!
Crie um control para tratar dos direcionamentos, você vai diminuir os scriplets dos jsp e pode ainda utilizar arquivos de configuração para redirecionamentos externos!

ddduran

acho que o que você quer é um Filter… é o jeito de fazer na unha controle de autorização

é só fazer uma classe que implementa Filter e mapear ele no web.xml

da uma olhada no google e aq no guj mesmo tambem

R

ddduran, vc tem um exemplo do Filter?

R

Galera!!!..

Ja descrobi e vi que trabalhar com Filter em XML é muito bom. rsrsrs…

Obrigado pela ajuda.

Fiquem com Deus

Criado 28 de novembro de 2007
Ultima resposta 29 de nov. de 2007
Respostas 8
Participantes 5