Setar caminho do bd!

E ai galera tdo blz?
Estou com uma duvida e um problema hehe, vamos lah:

primeiro
Estou densenvolvenu um projetinho pra facul, onde tem que ter, cadastro de produtos, clientes e tudo mais, o professor deu um banco de dados ja mais ou menos preenchido para efeito de testes. Meu programa ta quase todo completo, soh que minha duvida eh:
-> pacote visual => estao as classes graficas
-> pacote comercial => estao as classes que armazenao os gets e sets, variaveis, etc
-> pacote bdsiscom -> pacote onde esta meu bando de dados.

O programa soh abre o menu principal se a conexao com o bd for bem sucedida, caso contrario ele retorna um exception. ai vem o problema. Qdo eu rodo aqui no meu pc, eh tranquilo pois eu arrumo o caminho aqui apontando para o bd e tal, agora gostaria de saber se tem como se o programa retornar uma excessao (ou seja a conexao nao for estabelicida, vide erro no caminho do bd) eu consigo setar o caminho, abrindo um joptionpane, ou intao uma nova classe visual, pedindo para que o usuario digite o caminho do bd e etc…

como eu setaria isso, pedindo na interface e jogando para um outro PACOTE onde esta o bd ???

=================================================

private static final String DB_USERNAME = "SYSDBA"; private static final String DB_PASSWORD = "masterkey"; private final String DB_URL = "jdbc:firebirdsql:localhost/3050:"; private final String DB_NAME = "C:\\Andre\\André-Fumec\\4º Periodo\\LTP4\\Workspace\\Trabalho LTP4\\BDSISCOM.GDB"; // variaveis utilizadas pelos metodos para a consulta ao banco private static Connection con; private static PreparedStatement pstm;

================================================

Agora, o verdadeiro problema eh que do nada meu eclipse, onde visualizo os projetos, comecou a mostrar as classes .java e .class, lotando assim meu NAVIGATOR … ??? … chato demais…

Brigado pela ajuda galera! [/code]

Olá.

Bem…
Na classe que contém este trecho de código você vai ter que colocar um método “setDb” (não esquece de tirar o final do atributo)
Ex:

public void setDb(String db_name){
 this.db_name = db_name;
}

Para você “capturar” a exceção lá fora vc vai ter que usar um bloco try/catch. Feito isso você seta o caminho que quiser (não sei como você faz para abrir uma tela com as pastas).
Ex:

try{
 // tenta conectar
}catch(Exception e){
 // se der erro na conexao
 // seleciona o caminho(nao sei como fazer isso em swing)

SuaClasseDeConexao.setDb(caminho);
 // tenta conectar denovo
}

Quanto ao eclipse…
Provavelmente você mudou a perspectiva sem querer…
Ela fica lah em cima, do lado direito… coloca em Java

Espero ter ajudado…
Abraços

Esse exemplo vai tirar algumas duvidas suas.

http://www.javafree.org/javabb/viewtopic.jbb?t=1359

muito obrigado gnte :slight_smile: