Setar foco no campo xhtml

Boa tarde galera, tudo certo? Bem, na minha aplicação tenho dois input. Um deles sendo para o código e outro para uma String. Também, tenho um commandButton que abre um Dialog. Como funciona: No meu cadastro de reservas, a pessoa pode digitar o código do usuário e dar um Tab, daí aparece o nome do usuário… caso contrário, ela abe o dialog e seleciona o usuário por lá.
Fiz o seguinte: Se é digitado um código que não existe, ele dá a mensagem que o código não existe e limpa o campo que é digitado. Porém, eu queria que também fosse setado o focus nesse campo para que o usuário pudesse voltar nele sem precisar clicar.
Abaixo o xhtml:

<div>
                                        <td align="right">Usuário:</td>
                                        <h:panelGrid columns="3">
                                            <p:inputMask onkeydown="chamaDialog(event, 'codigo_usuario');" id="codigo_usuario" size="6" mask="9?9999" required="true" requiredMessage="O campo usuário deve ser informado." placeHolder="" value="#{reservasJsfBean.codigoUsuarioBibParaRegistro}" >
                                                <f:ajax render="codigo_usuarioMostra grow4 codigo_usuario" event="change" listener="#{reservasJsfBean.atualizarUsuarioPorCodigo(event)}"/>
                                            </p:inputMask>
                                            <p:inputText id="codigo_usuarioMostra" size="50" disabled="true" required="true" requiredMessage="O campo usuário deve ser informado." value="#{reservasJsfBean.crudObj.resleitor.usuNome}" style="opacity: 2"/>
                                            <p:commandButton id="abreDialogUsu" icon="ui-icon-search" onclick="usuarioDialog.show()"/>
                                        </h:panelGrid><br/>
                                    </div>

E no meu bean:

public void atualizarUsuarioPorCodigo(AjaxBehaviorEvent event) {
        fillUsuarioPorCodigo(this.codigoUsuarioBibParaRegistro);
    }

private void fillUsuarioPorCodigo(String codigo) {
        if (codigo != null && !codigo.trim().equals("")) {
            Usuariobib usuarioBuscado = u.findUsuarioByCodigo(codigo);
            if (usuarioBuscado != null) {
                if (exe.usuarioInadimplente(usuarioBuscado.getUsuCodigo())) {
                    warn("O usuário está inadimplente com a biblioteca. "
                            + "Para reservar exemplares é preciso pagar"
                            + " as multas.");
                    codigoUsuarioBibParaRegistro = "";
                    crudObj.setResleitor(null);
                } else {
                    crudObj.setResleitor(usuarioBuscado);
                }
            } else {
                warn("O usuário com o código " + codigo + " não existe.");
                codigoUsuarioBibParaRegistro = "";
            }
        } else {
            this.usuariosList = getCrudService().findAll(Usuariobib.class, "usuNome");
        }
    }

Não sei se eu poderia fazer com que fosse setado o foco diretamente no xhtml ou se posso fazer isso no meu bean… Se alguém puder ajudar, agradeço mto…

Alguém poderia dar uma mão ae?? Vlw…

cara não sei se entendi muito bem o que está falando, mas ja tentou usar javascript?

Boa tarde cara. Bem, não tentei…Mas pra resumir, queria algo mais ou menos assim se der erro o foco permanece( vem a mensagem de erro que fiz no bean), senão o foco vai pro próximo campo. Conseguiu entender?? Parecido com isso http://www.guj.com.br/java/217870-jsf-e-focus---o-velho-problemaresolvido
Poderia ajudar?? Vlw cara…

Alguém mais também poderia ajudar?? Vlw ae…

Alguém mais poderia ajudar?