Pessoal,
Estou estudando servlets. Estava usando em meus primeiros testes a IDE Intellij IDEA, por sinal excelente a integração dela com o Tomcat e tudo mais. Agora resolvi verificar se realmente aprendi, fazendo tudo do zero e no braço. Até mesmo o web descriptor fiz na unnha utilizando o JEDIT. É um simples servlet que grava um cookie e resgata o seu valor e mostra em negrito no browser.
Notei o seguinte:
Nesse teste a primeira vez que executo o meu servlet ocorre tudo normalmente, sem problemas. Mas se eu pressionar o botão de ATUALIZAR do browser a página aparece com as tags HTML como se fizesse parte do texto que quero mostrar para o usuário, exemplo:
<b>Cookie Atualizado</b><BR><HR><BR>
<h1>5 acessos </h1>
Só consegui resolver isso executando o método setContentType da classe HttpServletResponse, exemplo:
response.setContentType("text/html")
depois disso sim, mesmo que eu pressionasse F5 para atualizar o browser as formatações eram sempre interpretadas e não mostradas no browser.
O que me intriga é que o mesmo não acontece nos servlets que desenvolvi com Intellij IDEA.
A dúvida é:
Qual é a função do setContentType? Isso que descrevi assima faz algum sentido ser alguma diferença entre as IDEs usadas ou foi só uma coincidência? ALguém já passou por algo semelhante?
Estou utilizando:
WindowsXP
Tomcat 5.0.25
J2SE 1.4
Obrigado.