Tenho uma pergunta que talvez seja do interesse de outras pessoas que também buscam um estágio para iniciar em Java.
Recebi uma proposta de estágio no infojobs ontem a tarde solicitando que eu (e talvez outros interessados) comparecessem hoje de manha no local de seleção (pelo que vi no street view, um sobrado médio sem o nome da empresa) às 8h30. Vi o e-mail só hoje e perdi o horário, liguei pra selecionadora e ela disse que talvez fiquem vagas se ninguem for selecionado, pediu que retornasse às 17h.
A empresa (de nome desconhecido) é do setor de RH, daí eu pergunto a vocês, para fazer um bom estágio em Java, a empresa necessariamente deve ser da área de tecnologia, ou pode ser de outras áreas? Pois fica a dúvida se haverá demanda para os programadores de uma empresa não focada em desenvolvimento, e acabemos virando um setor de suporte nas grandes horas vagas, mas posso estar errado.
Na verdade a tecnologia java esta inserido em qualquer ramo ou segmento empresarial, o que vai determinar o desenvolvimento da empresa é o negócio dela e claro a visão de seus proprietários ou gestor da área de tecnologia, assim sendo , pode-se entrar sim para manter sistemas legados feitos em java e aprender o negócio da empresa e conforme vão surgindo as demandas internas dependendo do seu esforço e conhecimento adquirido você irá com certeza fazer parte de novos desenvolvimentos e assim sucessivamente…bom esta é uma visão pessoal , pois aconteceu isto comigo no passado e nas empresas tradicionais isto é bem comum…boa sorte independente do ramo da empresa , por ser estágio , senão tiver bom , parte para outro …até você encontrar a empresa que tenha a sua cara , embora não exista trampo perfeito …rs…
V
Vina
Talvez seja uma consultoria de RH recrutando para uma outra empresa.
drsmachado
Muito provável que seja isto.
Senão, qual o problema em estagiar em java em uma empresa de RH ? De jardinagem? Numa funerária?
alan_pjr
Não necessariamente… eu estagiei numa empresa financeira, na área de gestão de riscos, onde o desenvolvimento era apenas um setor de apoio. Mesmo assim, meu aprendizado foi enorme.
Mais importante do que a área onde a empresa atua, são as tecnologias usadas e os profissionais que irão te orientar, foi justamente o que fez diferença pra mim.
drsmachado
alan_pjr:
Não necessariamente… eu estagiei numa empresa financeira, na área de gestão de riscos, onde o desenvolvimento era apenas um setor de apoio. Mesmo assim, meu aprendizado foi enorme.
Mais importante do que a área onde a empresa atua, são as tecnologias usadas e os profissionais que irão te orientar, foi justamente o que fez diferença pra mim.
Eu diria mais, fuja das fábricas de software para estagiar.
Muita cobrança, pouco tempo para ajuda e quase nenhum reconhecimento enquanto profissional.
Não que uma empresa que só tenha 2 “caras da TI” vá te transformar num super programador, mas se você puder errar e tentar, já está num bom caminho.
Bruno_M_Gasparotto
Hmm, verdade, pensando assim vale a pena de qualquer jeito. Tudo indica que seja uma consultoria mesmo igual vcs falaram.
Bom, obrigado a todos, as 17h vou ligar la
Bruno_M_Gasparotto
Boa noite, dando um pequeno res de 3 dias aki!
Após tentar bastante, consegui uma entrevista pra terça-feira de manhã!
A empresa citada é realmente uma consultoria de RH, a empresa que me entrevistará para o estágio será uma do ramo de engenharia, segundo o site: http://www.jobeng.com.br/
Solicitaram que eu levasse um portfolio na entrevista, um trabalho de faculdade, coisa simples pelo que entendi, porém até agora só fiz programinhas básicos e sem interface, vou gastar o final de semana para fazer algo em JAVA e levar para eles.
Obrigado a todos que me ajudaram aí, e boa sorte pra mim
andytsunami
Deu certo a entrevista cara?
Rendrys
drsmachado:
alan_pjr:
Eu diria mais, fuja das fábricas de software para estagiar.
Muita cobrança, pouco tempo para ajuda e quase nenhum reconhecimento enquanto profissional.
Não que uma empresa que só tenha 2 “caras da TI” vá te transformar num super programador, mas se você puder errar e tentar, já está num bom caminho.
Mas que besteira… estagiar em fábrica de software é excelente pra aprender.
Tem muita cobrança, pouco tempo e você de fato fica muito estressado. Mas fica lá um ano pra você ver o quanto você aprende e depois compara seu currículo com dos seus ‘coleguinhas’.
Elizeu_Santos
Muito provável que seja isto.
Senão, qual o problema em estagiar em java em uma empresa de RH ? De jardinagem? Numa funerária?
funeraria kkkkkkkkkkk.
na verdade até botecos utilizam java hoje em dia. mas as vezes eu me recuso…
fui em um local fazer entrevista de dotnet e nem computador funcionando tinha kkkkk
Elizeu_Santos
Bruno M Gasparotto:
Boa noite, dando um pequeno res de 3 dias aki!
Após tentar bastante, consegui uma entrevista pra terça-feira de manhã!
A empresa citada é realmente uma consultoria de RH, a empresa que me entrevistará para o estágio será uma do ramo de engenharia, segundo o site: http://www.jobeng.com.br/
Solicitaram que eu levasse um portfolio na entrevista, um trabalho de faculdade, coisa simples pelo que entendi, porém até agora só fiz programinhas básicos e sem interface, vou gastar o final de semana para fazer algo em JAVA e levar para eles.
Obrigado a todos que me ajudaram aí, e boa sorte pra mim :)
parece ser uma boa empresa mano.
quanto ao projeto… sabe o que é crud não sabe?
2 dias da pra vc fazer um crud com jsf e hibernate tranquilo mano. boa sorte pra tu, se precisar de algo mande uma mensagem privada pra mim.
faço estagio também, só que numa fabrica de softwares.
andytsunami
Na verdade ainda não trabalho com Java (PHP Atualmente), quando terminar o modulo de FJ21 vou começar a procurar estagio até não remunerado, só pra ganhar experiencia.
Se for em fabrica ou CPD tanto faz, acho que vai do ritimo e aprendizado de cada um.