Então galera, sei que esse assunto varia muito de pessoa para pessoa. Mas enfim sou jovem ainda, faço estágio na área de programação mas ja penso no meu futuro e algumas dúvidas acerca dele surgiram. Gostaria de saber da opnião de vocês se na nossa área de tecnologia tanto em desenvolvimento quanto em análise vale muito a pena investir em certificações etc para focar na área privada ou se seria mais interessante estudar para concursos públicos. Antes de mais nada eu pesquisei antes de levantar esse tópico e pelo que eu pude ver muitas pessoas dizem que na área publica talvez eu tivesse uma estabilidade maior etc, porém na área privada se você ficar muito tempo numa empresa seu retorno financeiro será melhor, mas o que mais me deixa intrigado é que conheço pessoas na mesma empresa que trabalho(são boas por sinal), que trabalham ali há bastante tempo porém continuam ganhando pouco(não condiz com o conhecimento). E antes que eu invista meu tempo e estudo gostaria de levantar essa questão, para poder analisar o que devo focar para meu futuro.
Obs: Sou de floripa
Valeu 
Setor publico tem aumento todo ano, bonus, greve(consequentemente aumento), estabilidade, salário alto(nem todos), muitos auxilios e tal…
Setor privado tem demissão a qualquer hora, projetos que acabam do nada, mais se vc for foda vc pode crescer dentro da empresa e ganhar bem também depois de tirar 7 certificaçoes…
Pergunta muito pessoal cara, o negócio e botar na balança e ver o que você acha melhor… Tenho um amigo que estava em uma empresa em que o trabalho era praticamente o mesmo o tempo todo, dai ele começou a querer estudar pra concurso, de repente ele conseguiu uma vaga em uma empresa em que tinha uma liberdade legal de conversar com os caras sobre qual tecnologia usar nos projetos e eles tinham muitos projetos desafiadores o tempo todo, vai perguntar se ele quer estudar pra concurso agora? :lol:
[quote]
Setor publico tem aumento todo ano, bonus, greve(consequentemente aumento), estabilidade, salário alto(nem todos), muitos auxilios e tal…
Setor privado tem demissão a qualquer hora, projetos que acabam do nada, mais se vc for foda vc pode crescer dentro da empresa e ganhar bem também depois de tirar 7 certificaçoes…[/quote]
Não necessariamente, vai muito de qual concurso você presta, federal pode até ser mas passar e receber aumento não é tão fácil assim não.
Mais um tópico pretenso à flamewar…
Na boa, se você pensa no serviço público, simplesmente estude e entre. Se não for o que quer, peça exoneração e vá trabalhar em uma empresa ou abra seu próprio negócio.
Nenhuma experiência de nenhuma outra pessoa irá te dar base suficiente para fazer ou não algo. Afinal, você decide por você.
[quote=Fellipex]Então galera, sei que esse assunto varia muito de pessoa para pessoa. Mas enfim sou jovem ainda, faço estágio na área de programação mas ja penso no meu futuro e algumas dúvidas acerca dele surgiram. Gostaria de saber da opnião de vocês se na nossa área de tecnologia tanto em desenvolvimento quanto em análise vale muito a pena investir em certificações etc para focar na área privada ou se seria mais interessante estudar para concursos públicos. Antes de mais nada eu pesquisei antes de levantar esse tópico e pelo que eu pude ver muitas pessoas dizem que na área publica talvez eu tivesse uma estabilidade maior etc, porém na área privada se você ficar muito tempo numa empresa seu retorno financeiro será melhor, mas o que mais me deixa intrigado é que conheço pessoas na mesma empresa que trabalho(são boas por sinal), que trabalham ali há bastante tempo porém continuam ganhando pouco(não condiz com o conhecimento). E antes que eu invista meu tempo e estudo gostaria de levantar essa questão, para poder analisar o que devo focar para meu futuro.
Obs: Sou de floripa
Valeu
[/quote]
Assunto interessante que eu também já tive muitas dúvidas em relação mas o que todos me dizem é que você é que tem que decidir o que quer (público ou privado), foda né! Um ponto interessante é que de todas as pessoas mais experientes que conversei sobre essa situação, eles citam muito que na área pública em sua maioria você passa no concurso fazendo provas com questões nas tecnologias mais atuais de mercado e talz, entretanto, quando vai realmente atuar na área pública acaba trabalhando com tecnologias ultrapassadas, enfim, estuda pra uma coisa e vai trabalhar com outra! Já no que diz respeito a salários isso depende muito pois a casos e casos (setores públicos que pagam muito bem e privados que pagam nada e vice-versa)! Sobre certficações acho que valem muito a pena, pois, em minha opinião, abre algumas portas para o mercado de trabalho sim. Para mim o principal é que no setor público de fato você vai ralar menos do que no privado! Valeu!
[quote=drsmachado]Mais um tópico pretenso à flamewar…
Na boa, se você pensa no serviço público, simplesmente estude e entre. Se não for o que quer, peça exoneração e vá trabalhar em uma empresa ou abra seu próprio negócio.
Nenhuma experiência de nenhuma outra pessoa irá te dar base suficiente para fazer ou não algo. Afinal, você decide por você.[/quote]
++
Nenhuma experiência de nenhuma outra pessoa irá te dar base suficiente para fazer ou não algo. Afinal, você decide por você.[/quote]
A resposta que muita gente pensou em dar 
Aí Fellipex, com certeza a melhor resposta é essa aí do drsmachado, rápida e objetiva!
[quote=brunoeac][quote=drsmachado]Mais um tópico pretenso à flamewar…
Aí Fellipex, com certeza a melhor resposta é essa aí do drsmachado, rápida e objetiva![/quote]
Pra falar bem a verdade a resposta dele foi inutil não…
Se alguem te pergunta se é melhor uma faculdade de TI em uma particular ou em uma publica vc responderia, faça as 2 que vc vai tirar suas conclusões, inutil neh
Pois é , na verdade meu tópico não era para gerar flame nenhum, o intuito mesmo era escutar opinião de pessoas que ou tem mais conhecimento que eu trabalhando tanto na área privada quanto pública ou pessoas que estão com a mesma duvida que a minha. Na verdade nenhum opinião dada aqui vai ser verdade absoluta para mim, como eu falei eu quero ler o que outras pessoas tem a dizer para eu mesmo analisar o que é melhor para mim. Se alguem tiver mais alguma opinião, seria bem interessante
Valeu
[quote=eduJava][quote=brunoeac][quote=drsmachado]Mais um tópico pretenso à flamewar…
Aí Fellipex, com certeza a melhor resposta é essa aí do drsmachado, rápida e objetiva![/quote]
Se alguem te pergunta se é melhor uma faculdade de TI em uma particular ou em uma publica vc responderia, faça as 2 que vc vai tirar suas conclusões, inutil neh[/quote]
Em minha humilde opinião, quem faz a faculdade é o aluno e não a instituição, pois já trabalhei com profissionais brilhantes formados em faculdades ridículas e profissionais extremamente ridículos formados em faculdades públicas, mas como o assunto aqui é trabalho, baseado na sua analogia acho que dá tempo de sobra ter as duas experiências, pois quem tem que decidir é ele! Não querendo render, mas como disse, achei sim uma boa resposta, objetiva e principalmente sobre ser “um tópico pretenso a flamewar”, que da minha parte não vou dar mais corda, porque, para mim ponto final nas minhas ínfimas opiniões, valeu e espero ter ajudado aí Fellipex!
[quote=eduJava]
Se alguem te pergunta se é melhor uma faculdade de TI em uma particular ou em uma publica vc responderia, faça as 2 que vc vai tirar suas conclusões, inutil neh[/quote]
No caso dele acho que é viável, levando em conta que você tem que ter 35 anos no serviço público + 75 de idade pra aposentar, da tempo de trabalhar nos 2, não acredito que ele esteja na casa dos 30 já :lol:
Eu concordo com o drsmachado, trabalhei por muitos anos no setor privado e agora estou no público (municipal) e já estou querendo voltar p/ o privado novamente, o público tem suas vantagens (estabilidade, benefícios, etc) mas se não for um cargo com um salário alto dificilmente vai compensar pq geralmente vc não tem um plano de carreira e quase não tem aumento.
Eu particularmente prefiro o setor privado, se vc conseguir uma boa empresa vc consegue crescer com seu trabalho e estudo, ou então, passe em um concurso com um salário alto (bem alto) e que seja uma função q te satisfaz, pq apesar de tudo eu acho mais importante gostar do q vc faz e não fazer apenas pq o salário é bom!
Setor publico, melhor pagar curso prepatorio do que ficar dando dinheiro pra Oracle em certificacoes e depois ainda ter que ser um Rambo.