Sgbd

essa questao é falsa, alguem pode me explicar …

Sim, pois vc pode manipular os dados com o proprio SGBD

mais vc ta considerando a questao com Verdadeira ne …porem no gabarito ta Falsa …

flw !

mais vc ta considerando a questao com Verdadeira ne …porem no gabarito ta Falsa …

flw ![/quote]

Não. Vc me entendeu mal. Sim é falsa, pois vc pode manipular os dados com o proprio SGBD, que na verdade é um conjunto de softwares para manipulação de dados

Puxa, você tem todas essas questões de concursos públicos - vai deixar isso disponível em algum lugar?
Se bobear (e se você não tiver os gabaritos) dá até para fazer um tipo de “gabaritos comentados”.

mais vc ta considerando a questao com Verdadeira ne …porem no gabarito ta Falsa …

flw ![/quote]

Não. Vc me entendeu mal. Sim é falsa, pois vc pode manipular os dados com o proprio SGBD, que na verdade é um conjunto de softwares para manipulação de dados[/quote]

:shock: deixa v se entendi hehe
tipo vc ta querendo dizer q o SGBD é DEPENDENTE dos seus proprios programas (já q ele é um conjunto de softwares), é isso ?

[quote=thingol]Puxa, você tem todas essas questões de concursos públicos - vai deixar isso disponível em algum lugar?
Se bobear (e se você não tiver os gabaritos) dá até para fazer um tipo de “gabaritos comentados”. [/quote]

vc se refere a tds questoes ja postadas é ? hehe

SGBD é o próprio programa(ou conjunto de programas) que realiza o acesso aos dados. Se você quer acessar os dados, obrigatoriamente você tem que passar por ele (bem, exceto se você tiver acesso aos arquivos onde ficam os dados, e souber como manipula-los).

entao pra vc a questao é V ou F ?

entao pra vc a questao é V ou F ? [/quote]

Nenhuma, ela devia ser invalidada. Um programa não é dependente nem independente de si mesmo.

Galera posso tar falando merda, mas acho o seguinte, uma coisa é o SGBD, esse gerencia os dados internamente e tals, cuida das regras e isso é feito sem que agente veja, outra coisa sao os programas para o usuario gerenciar, ex:

O EnterpriseManager do SQLServer ou do Oracle sao o SGBD?? O pgAdmin é o SGBD?? Ao meu ver NÃO!! O orable, postgre, sqlserver, sim são os SGBD, os managers sao ferramentas a parte para acesso do usuario AO SGBD.

Ai vc diz, a mas eu consigo fazer select direto, sim mas usando o que? sqlplus do Oracle?? o sqlplus é um SGBD?? Não, é só mais um programa client para acesso aos dados do Oracle.

Entao levando em conta que esses programas que acessam os dados são apenas programas client, e nao o SGBD propriamente dito, eu diria que esta certo a resposta como falsa, pois alguem conseguiria acessar os dados diretamente?? Nao, precisaria de um programa para tal. A nao ser que como ja dito ae pra cima, [quote](bem, exceto se você tiver acesso aos arquivos onde ficam os dados, e souber como manipula-los).[/quote]

Nonononononono, nope.

Clientes fazem uma requisição ao SGBD e este acessa o banco de dados. Somente o SGBD acessa o banco.

Se os clientes pudessem acessar diretamente os dados, então não precisaríamos de controle de acesso, seria boca livre p/ todos.

A não ser que consideremos que o SGBD é somente um sistema gerenciador, que ele não acessa o dados, e sim delega a parte de acesso p/ outro [sub]sistema. Para mim isso é decisão de arquitetura de projeto, não uma verdade absoluta testada em prova.

Sim exatamente isso, claro pro usuario ele acha que foi o programa que acessou os dados, mas o programa apenas solicitou ao SGBD, o mesmo para uma exception, voces acham que foi o EnterpriseManager que criou a exception?? Nao, ele apenas traduziu pra gente o que o SGBD disse.

É uma perguntinha bem mal formulada!

SGBD -> Sistema gerenciamento de banco de dados.

É um conjunto de programas que interage com seu banco de dados, os sgbd´s oferecem normalmente suporte a uma linguagem para acesso ao dados(SQL), mecanismo de controle transacional, gerenciamento do acesso concorrente e por ai vai é uma lista de caracteristicas.

Por exemplo os dados no oracle fisicamente estão dispostos em datafiles, logicamente nós os vemos como tablespaces, nossas aplicações comercias não acessam diretamente os dados, eles conversam com uma interface fornecida pelo fornecedor.

Oq parece está confuso nessa pergunta é de q programas q ele está falando de um cliente do SGBD, ou dos programas que o compõe?