[Shell Script] Saber se uma partição está montada

Galera comecei ontem as pesquisar como fazer uns programinhas em shell(mais especificamente bash) e to querendo umas dicas para saber se tem como saber se uma partição está montada. Oque eu quero fazer é um programinha que tire uma cópia de um diretorio e mande para o meu pendrive. E para isso teria que saber ele está montado o não.

seria mais ou menos assim, comparando com java.

if(pendrive.ismontado)
     // cópiar o diretorio
else
    // montar pendrive

alguem tem alguma ideia de como fazer isso, por favor me ajudem.
grato.

EDIT (Moderador) - Só corrigi alguns erros de ortografia. De qualquer maneira, especifique qual é o sistema operacional que você está objetivando usar.

Basicamente seria assim:

if mount | grep -q "pendrive" ; then echo ok else echo nok fi

Agora, “pendrive” deve ser alguma string que vc possa indentificar se o pendrive está montado (ex: /dev/usb666 )

foi mal nunca fui muito bom no português(acertei no acento certo?), estou usando ubuntu 8.04.

no ubuntu meu pendrive monta no “/media” mas não numa pasta criada, essa pasta só aparece quando o pendrive é montado…Oque eu tava pensando em fazer é verificar se o diretorio exite se não montar pendrive…mas a dúvida real como eu vou saber onde meu pendrive está conectado…não sei muito bem mas isso poderia ser checado no"fstab"??

Siga o que o peczenyj lhe indicou. Mais fácil que isso …

Basicamente:
a) mount lhe retorna as partições montadas (que é o que você queria saber, não?)
b) grep -q checa se uma determinada string (como /media/usb, por exemplo) existe na saída de mount. Se existir, esse comando retorna 0 (OK), senão, retorna algo diferente de 0.

[quote=lopima]foi mal nunca fui muito bom no português(acertei no acento certo?), estou usando ubuntu 8.04.
[/quote]

Dica: como você já está usando o Ubuntu, provavelmente está usando o Firefox. Existe um dicionário no Firefox que se você baixar permite que você veja se as palavras estão com a ortografia correta ou não. Você instala o “Verificação Ortográfica pt-BR” na sua lista de add-ons (vá até http://addons.mozilla.org )
Eu uso isso também, não sou nenhum professor Pasquale.

pode-se usar tambem o comando :

que mostra todos os dispositivos USB plugados