Olá.
Pesquisei no forum, li tópicos, mas ainda assim n consegui tomar minha decisão.
Estou com ótima pontuação para ADS no instituto federal e SI na univ federal.
Pergunto:
O profissional de SI é tão capacitado quando o de ADS no desenvolvimento de sistemas?
O que acham de fzr ADS e depois SI, eliminando disciplinas?
Ñ me dou bem com exatas, mas, com força de vontade consigo assimilar.
A grade do ADS me agradou bastante, porém, estou inseguro quanto a concursos onde tecnólogos não podem concorrer.
Desculpem o tema constante, mas são decisões importantes.
ADS é mais focado em análise de sistemas. Ou seja, mais na parte de entender requisitos, estimar tempo, comunicar com outros programadores, etc. É bem menos focado em programação.
SI é um curso mais para o lado de programação, sobretudo com o gerenciamento de informação. Geralmente tem um carga mais pesada em programação, e muitos cursos ainda acrescentam matérias de arquivologia, tais como BPM ou disciplinas de organização de documentos. Outros cursos só são uma versão mais de mercado de SI.
O importante é você consultar a ementa das duas faculdades, ou pelo menos posta-las aqui para que possamos nos embasar melhor nas respostas.
Não há muita diferença entre um curso de Tecnólogo e um Bacharel. Em termos de concursos, ambos podem se candidatar em qualquer um que exija informática. Ambos podem fazer mestrado ou doutorado. A duração do Tecnologo costuma a ser mais curta, pois o curso deixa de fora matérias de cunho científico (o que dificulta a entrada no mestrado depois não por uma restrição de mercado, mas porque vc terá visto menos conteúdo que cai no PosCOMP e terá que estudar isso por conta).
Em termos de mercado, eu iria para SI - com o crescimento do ágil, eu vejo que o espaço do analista de sistemas tende a diminuir. Outro problema é que a análise de sistemas é muito ligada a gestão, e pouquíssimas empresas irão te passar esse tipo de atribuição tão cedo.
Claro, essa é uma opinião pessoal, seria importante você ver a demanda dos dois cursos na sua região.
[quote=ViniGodoy]
Não há muita diferença entre um curso de Tecnólogo e um Bacharel. Em termos de concursos, ambos podem se candidatar em qualquer um que exija informática. [/quote]
Essa informação não é totalmente verdadeira, existem concursos que exigem bacharelado. Apesar da lei estar mudando e já existir jurisprudência em casos de pessoas com cursos Tecnólogos que conseguiram ser efetivadas em concursos que exigiam bacharel.