Como sempre a Microsoft tenta correr atrás do prejuízo causado por seus concorrentes. Durante muito tempo o Flash reinou de forma absoluta quando se tratava de animações para a web. Com o lançamento da versão 2.0 do Adobe Flex, que tem como objetivo o desenvolvimento de aplicações RIA, a Microsoft vem tentando competir em um nicho de mercado que até então não era do seu interesse.
Não acredito que o SilverLight represente uma ameaça à concorrência; muito pelo contrário, só mostra o quanto a empresa de Redmond está preocupada com a perda crescente de mercado.
Como sempre a Microsoft tenta correr atráz do prejuiso causado por seus concorrentes. Durante muito tempo o Flash reinou de forma absoluta quando se tratava de animações para a web. Com o lançamento da versão 2.0 do Adobe Flex, que tem como objetivo o desenvolvimento de aplicações RIA, a Microsoft vem tentando competir em um nixo de mercado que até então não era do seu interesse.
Não acredito que o Silver Light represente uma ameaça à concorrência, muito pelo contrário, só mostra o quanto a empresa de redmond está preocupada com a perda crescente de mercado.
A qual perda você se refere? Que eu saiba a Microsoft nunca teve nesse mercado, logo, não tem como estar perdendo.
Não gosto nenhum pouco da Microsoft, mas ela faz exatamente o que a Sun tbm faz, e qlq outra empresa do mundo faz…logo…não vamos ser injustos.
Por exemplo, a Sun abrir o código do Java é um ato louvavel, a Microsoft abrir o do .NET é sujeira…
fale sério…deixem o Tio Bill em paz…
[]'s
mchiareli
a sun está fazendo a msm coisa com javafx…
eu ainda prefiro o flex… =)
eu rodei umas aplicações em javafx aqui… é pesado feito uma vaca… :?
Grinvon
Exato, a pioneirei foi mesmo a Adobe, enquanto isso a Sun e MS ficaram dormindo esse tempo todo sem “acreditar” na chance de aplicações de tais tipos vingarem no mercado.
Agora ambas estão tentando a todo custo obter uma fatia desse bolo.
rafaelglauber
Detalhe: o silverlight só terá plugin para browses das plataformas Windows e Mac, ou seja para usuários de SOs baseados em UNIX por exemplo, os mesmos não terão seus browses contemplados com esse lançamento da MS.
Acho pouco provável que algo restristo pegue, pois acredito que um dos objetivos da web é unificar e não separar.
Rafael_Steil
Terao sim, com o projeto Moonlight, do Mono.
Rafael
davidbuzatto
Bem, não gostei do JavaFX, achei pesadíssimo, lento e feio. O silverlight eu nem testei pq num tive paciência para instalar o “plugin” na minha máquina. Já o Flex, venho estudando o mesmo e tenho gostado bastante. Essa semana acho que já pego para integrar com o Java. Acho que essa parte vai ser problemática, principalmente porque não usarei o Flex Data Services, mas acho que não vai ser complicado. Não desenvolvi nada em JavaFX, me parece ser fácil pelos exemplos que ví, mas como já falei não gostei do resultado final. A única vatagem que vejo no JavaFX é a facilidade para se comunicar com aplicações em Java, nada mais. O silverlight nem vou comentar pois não me interessei, então não posso dar uma opinião.
Abraço!
rafaelglauber
Esqueci de dizer que os plugins disponíveis para MS e MAC são desenvolvidos pela própria
MS, esses projetos paralelos são ignorados pela Microsoft e por conta não são oficiais.
Isso acaba por dificultar o trabalho dessas equipe como o Mono, pois por motivos obvios
demora-se muito para ter um desempenho ou mesmo uma funcionalidade semelhante ao do plugin
oficial.
Agora, com o advento da abertura dos fontes que a MS demonstra iniciar ( essa discusão eu vi
em um outro tópico ), o trabalho realmente pode ser facilitado.
ps. Em cima do Silver tem muito dinheiro, e onde tem dinheiro nem sempre o melhor se destaca.
louds
rafaelglauber:
Esqueci de dizer que os plugins disponíveis para MS e MAC são desenvolvidos pela própria
MS, esses projetos paralelos são ignorados pela Microsoft e por conta não são oficiais.
Isso acaba por dificultar o trabalho dessas equipe como o Mono, pois por motivos obvios
demora-se muito para ter um desempenho ou mesmo uma funcionalidade semelhante ao do plugin
oficial.
Agora, com o advento da abertura dos fontes que a MS demonstra iniciar ( essa discusão eu vi
em um outro tópico ), o trabalho realmente pode ser facilitado.
ps. Em cima do Silver tem muito dinheiro, e onde tem dinheiro nem sempre o melhor se destaca.
Rafael, a Microsoft e a Novell fecharam uma parceria para que o Moonlight seja uma implementação completa do Silverlight para plataformas unix. A equipe do moonlight terá acesso a test suite utilizada pela MS com o Silverlight, de forma a garantir um enorme grau de compatibilidade. Leia esse artigo do Miguel de Icaza sobre isso: http://tirania.org/blog/archive/2007/Sep-05.html.
Quanto a abertura dos fontes, isso não ajuda em nada o trabalho do time do Mono pois os fontes não são open source, logo não podems ser utilizados pelas bibliotecas. Na verdade até piora, pois qualquer colaborador do Mono não deve jamais ler os fontes da MS caso deseje contribuir para o Projeto. Leia o artigo do blog do Miguel http://tirania.org/blog/archive/2007/Oct-03.html e a página no site do projeto sobre como contribuir http://www.mono-project.com/Contributing.
rafaelglauber
Desculpe a minha colocação, não tinha conhecimento dessa abertura da MS envolvendo o Silver, também é por que eu sou do tempo que a MS ignorava as outras plataformas e se eu quisesse instalar dois SOs no minha máquina tinha que colocar o Linux para gerenciar o boot pois o windows só “enxerga” a si. Desculpem.
ps. Fui em um evento recentimente em SSA promovido pela MUTEX e o palestrante informou que somente seria disponibilizado plugin para MS e MAC, outras plataformas não estavam inclusas nas pretenções.
L
Leonardo3001
Marcio_Nogueira:
Como sempre a Microsoft tenta correr atrás do prejuízo causado por seus concorrentes. Durante muito tempo o Flash reinou de forma absoluta quando se tratava de animações para a web. Com o lançamento da versão 2.0 do Adobe Flex, que tem como objetivo o desenvolvimento de aplicações RIA, a Microsoft vem tentando competir em um nicho de mercado que até então não era do seu interesse.
Não acredito que o SilverLight represente uma ameaça à concorrência; muito pelo contrário, só mostra o quanto a empresa de Redmond está preocupada com a perda crescente de mercado.
Se a Microsoft tenta correr atrás, a Sun muito mais. O JavaFX da Sun nada mais é do que um protótipo, e pior, parece sem rumo. Por onde quer chegar? Quer ser uma espécie de Swing mais fácil? Quer reeditar o Applet?
Pra mim, seria melhor se o JavaFX fosse uma iniciativa para criar um framework para GUI a partir da linguagem JavaScript e que tivesse um desenvolvimento de um editor WYSIWYG para este framework. Isso seria interessante se imaginarmos um futuro onde dispositivos móveis que acessam a internet seriam mais comuns, porém que sem Flash, interpretador JavaFX ou qualquer outra coisa embarcado, apenas com JavaScript.
E seria interessante também dada a ubiquidade do JavaScript nos browsers e no tamanho do plugin adicional para acessar a página: ZERO!
E
emerson_sr
davidbuzatto:
Bem, não gostei do JavaFX, achei pesadíssimo, lento e feio. O silverlight eu nem testei pq num tive paciência para instalar o “plugin” na minha máquina. Já o Flex, venho estudando o mesmo e tenho gostado bastante. Essa semana acho que já pego para integrar com o Java. Acho que essa parte vai ser problemática, principalmente porque não usarei o Flex Data Services, mas acho que não vai ser complicado. Não desenvolvi nada em JavaFX, me parece ser fácil pelos exemplos que ví, mas como já falei não gostei do resultado final. A única vatagem que vejo no JavaFX é a facilidade para se comunicar com aplicações em Java, nada mais. O silverlight nem vou comentar pois não me interessei, então não posso dar uma opinião.
Abraço!
Não teve paciência, um plugin de nada… fala sério…
adriano_si
emerson_sr:
davidbuzatto:
Abraço!
Pegar uma coisa que o cara falow ha quase 3 anos atras e usar contra ele eh osso… E mais… nao vi ele dizer a expressao “plugin de nada”… a nao ser que eu esteja miope…
Amigao, so ressucite topicos, se for pra acrescentar algo de util na comunidade, ou trazer a tona uma discursao em um novo contexto…
Abs []
E
emerson_sr
adriano_si:
emerson_sr:
davidbuzatto:
Abraço!
Pegar uma coisa que o cara falow ha quase 3 anos atras e usar contra ele eh osso… E mais… nao vi ele dizer a expressao “plugin de nada”… a nao ser que eu esteja miope…
Amigao, so ressucite topicos, se for pra acrescentar algo de util na comunidade, ou trazer a tona uma discursao em um novo contexto…
Abs []
Você ja foi hoje???
Se não aproveita e vai logo…
Felagund
emerson_sr:
Você ja foi hoje???
Acho que alguém aqui merece levam um ban para aprender a ler as regras e respeitar mais os companheiros de forum.
E
emerson_sr
Felagund:
emerson_sr:
Você ja foi hoje???
Acho que alguém aqui merece levam um ban para aprender a ler as regras e respeitar mais os companheiros de forum.