Simbolo Java

14 respostas
N

Pq o simbolo java é uma xicara de café?

14 Respostas

kaabah

Java é um tipo de café…

Do mesmo jeito que existe café conilon, arábica… Aí “java” é um desses tipos…

:idea:

nbluis

Tanto a xicara quando o nome, é por que o café tomado pela equipe de desenvolvimento era da ilha de java.
Essa foi a historia que ouvi…

silva.fernandes

Java para mim sempre significou algo como uma ilha próxima à linha do equador, ao norte do continente Australiano, ao sul da Malásia, e de que havia ouvido falar meramente nas aulas de arqueologia sobre o ?homem de Java?, um dos ?recentes? ancestrais do homem cuja arcada foi encontrada numa caverna daquela ilha. :smiley:

Mas fiquei sabendo também que Java é a ilha mais rica da Indonésia, com cerca de 1000 km de extensão (leste-oeste) e 200 km (norte-sul). Neste território acidentado, onde ainda existem vulcões ativos com 3000 metros de altitude vivem cerca de 90 milhões de pessoas, a maioria em áreas rurais, onde 80% da produção é agricultura de subsistência.

Bem podemos fazer qualquer correlação ao nome Java. :shock:

Agora vamos procurar um pouco mais na história.

Historiadores como o britânico Sir Henry Blount alegam que os antigos espartanos já bebiam café, mas não há provas claras sobre isto. Portanto, toda história do café começa na Etiópia no século VI de nossa era, quando a fruta era comida in natura. Por volta do ano 900 o valor medicinal do café era proclamado conforme registrado na antiga enciclopédia ?Arab Scholar Avicenna?. Mas a verdadeira propagação se deu no ano de 1258 quando o café viajou de lá para a Arábia, via porto de Mocha que ficava no Mar Vermelho. Em poucos anos se espalhou juntamente com a cultura do Islam pelo oriente médio. No século XVI se espalhou pela Europa onde era consumido exclusivamente por homens muito ricos, pois os árabes mantinham consigo total controle sobre o cultivo desta planta. Havia algumas poucas árvores na Índia cultivadas por um peregrino muçulmano, mas o único lugar através do qual a planta era exportada ainda era o porto de Mocha. Após o fim do domínio muçulmano na Europa e no oriente, os franceses perceberam que podiam obter café da Índia e tentaram plantar no sul da França, mas todas as mudas foram destruídas pelas geadas.

No século XVII os exploradores holandeses levaram (também da Índia) mudas da planta para o Ceilão e região a leste da Índia onde o solo de origem vulcânica de Java se mostrou perfeito para o florescimento do café. Naquela época, franceses e holandeses competiam por estabelecer colônias em terras não ocupadas e que não oferecessem resistência imediata. Basta lembrarmos as invasões holandesas e também francesas na costa brasileira que vimos nos livros de história do Brasil. Na tentativa de uma ?política da boa vizinhança?, os holandeses presentearam em 1715 o rei Luiz XIV (grande apreciador desta bebida) com uma muda que foi plantada e cultivada nos jardins do palácio. Esta muda de café foi contrabandeada do porto de Mocha para Java, depois à Holanda e então para Paris. Apesar dos cuidados a árvore acabou morrendo, mas ainda produziu algumas sementes. Um soldado da infantaria seduziu uma dama da corte que deu a ele três mudas produzidas a partir daquelas sementes, as quais foram levadas até Martinica (no Caribe). Apenas uma planta sobreviveu à viagem e quatro anos depois produziu uma colheita com algumas sementes. Estas sementes foram presenteadas ao fazendeiro mais próspero daquelas ilhas (o que não é novidade devido ao alto valor da especiaria). Cinqüenta anos mais tarde um levantamento oficial constatou a existência de dezenove milhões de pés de café espalhados pela ilha de Martinica.

Mas oque o Brasil tem haver com tudo isso? :shock:

Assim o café entrou no Brasil em 1727, tendo sido as primeiras mudas plantadas no Rio de Janeiro onde se deram muito bem e sua plantação se espalhou para Bahia, depois o Espírito Santo, São Paulo e o resto do Brasil. Para ter uma idéia desta evolução, em 1810 a Bahia produziu quase mil sacas de café (cerca de 937) e cinqüenta anos mais tarde, sua produção era de cem mil sacas ao ano. Com este crescimento de produção a popularização do café ganhou um rumo irreversível. Aprendi na escola que o motivo da cultura do café ter prosperado no norte do Estado do Paraná se deve ao solo chamado de terra roxa ou ?barro de massapé?, ou seja, solo de origem vulcânica como o solo da ilha de Java.

Bem gente, essa explicação foi a unica que encontrei para associar a xícara a linguagem Java, pois essa pergunta sempre foi objeto de dúvida que sempre me fizeram.

So me desculpem pelo “post pergaminho” :smiley:
[Editado - Esqueci de colocar a referencia
Fontes:
Grande Enciclopédia Larousse Cultural
CAFÉ-La Dolce Vita - Asa Editores Ltda.
Aroma de Café- Luiz Norberto Pascoal
Le Café - Anne Vantal ]

Ok

Abraços

lina

“java” foi o nome da cachorrinha do criador da linguagem,
na verdade o nome dela não era java e sim a abreviação J.V (em ingles claro)…
porem o sobrinho do desenvolvedor (aproximadamente com idade de uns 3 ou 4 anos) não
conseguia falar a palavra J.V e sempre que ia chamar a cachorrinha não conseguia, e fala Java!, vem aqui java…

em fim, foi posto a xicare de café no simbolo, porque como a cachorrinha era do tipo “cachorrinha de bolso” ela não conseguia comer ração no pote normal, como qualquer cachorro… e a unica solução foi colocar agua e ração em um xicara (pois só assim ele conseguia)…

Dai ficou!

Tchauzin!

D

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Caramba!

sks.Rafael

Java, tem esse nome e simbolo, porque um dos fundadores de Java, tinha em sua arvore
genealogica, um Tataravô que era um Barão do Café…
Sua família também era desse ramo…
Por isso o nome Java…
Foi isso que me contaram!!!

Abraços :wink:

renomoto

O nome Java foi inventado em uma loja de café local freqüentada por alguns dos membros. Não está desobstruído se o nome é um acrônimo ou não; embora alguns clientes reivindiquem que está para os nomes James Gosling, Arthur Van Hoff, e Andy Bechtolsheim, ou apenas um outro acrônimo vago, aceita-se geralmente que “Java” não está para qualquer coisa.

Abs!

clodoaldoaleixo

Diz a lenda, que em uma galáxia muito muito distante, a muito tempo atrás existia uma linda princesa chamada Cicciolina, que sofria nas mãos de um rei muito tirano, o nome desse Rei era Hannibal Lecter.

Após séculos de sofrimento, pq na verdade ela era uma vampira, então ela viveu por séculos, conheceu um belo rapaz por quem se apaixonou e viu ali uma oportunidade de sair daquele regime tirano do Rei Lecter.

O rapaz se chamava Neo, um programador meio nerd meio mestre em artes marciais que nas horas vagas também era cavavaleiro da tavola redonda.

Neo, junto com sua trupe formada por Lancelot, Morpheus, Spider Man e Hell Boy pos fim aquele império de sofrimento imposto ao Reino e libertou a doce princesa.

Bem…resumindo,o filho da união entre Neo, Morpheus e a doce princesa
Cicciolina, sim Morpheus era meio gay nessa história, então, o filho se chamava Jaspion, que futuramente se tornaria um famoso herói de séries japonesas.

Bem…amanha novos episódios, prometo que até o final da trama, todos saberão de onde surgiu o nome “Java”. :slight_smile:

Thiago_Sylas

[color=blue][size=18]Eu ainda estou pesquisando sobre a origem do nome e acredito que daqui a pouco vou saber se alguma dessas histórias acima é real, mas galera parabéns pela criatividade![/color][b]

B

http://blogs.sun.com/jonathan/entry/better_is_always_different

Imagine se o nome “Silk” tivesse sido adotado. Você seria um “Silk-man” em vez de um “Java-man”? Muito “sedoso” pro meu gosto. Acho que não faria tanto sucesso.

B

Outra versão:

http://www.thejavablog.info/?p=4

gqferreira

Bom, acho que tem a ver com a ilha de java, pois tem uma ilha chamada jakarta e que também é nome de um projeto relacionado a java.

Storm

A história que eu ouvi foi que
os criadores do java estavam tomando café
enquanto tiveram a ideia de criar essa maravilhosa imagem!!
ai ficou a imagem da xicara!!

lina

lina:
“java” foi o nome da cachorrinha do criador da linguagem,
na verdade o nome dela não era java e sim a abreviação J.V (em ingles claro)…
porem o sobrinho do desenvolvedor (aproximadamente com idade de uns 3 ou 4 anos) não
conseguia falar a palavra J.V e sempre que ia chamar a cachorrinha não conseguia, e fala Java!, vem aqui java…

em fim, foi posto a xicare de café no simbolo, porque como a cachorrinha era do tipo “cachorrinha de bolso” ela não conseguia comer ração no pote normal, como qualquer cachorro… e a unica solução foi colocar agua e ração em um xicara (pois só assim ele conseguia)…

Dai ficou!

Tchauzin!

Oi,

Meu Deus. Como eu era tosca. Era?!

Tchauzin!

Criado 23 de março de 2007
Ultima resposta 6 de out. de 2010
Respostas 14
Participantes 13