Simulação 'Banco Eletrônico'

3 respostas
F

Ae galera do fórum tudo beleza? Meu nome é Guilherme eu sou novo aqui.

Gostaria de pedir uma ajuda pra vocês sobre um programa que eu pensei em desenvolver só para adquirir conhecimento mesmo. Nem sei como chamar , por isso coloquei ‘banco eletrônico’ e também não sei se existe uma parte do fórum mais específica pra isso , portante peço que se eu estiver postando no lugar errado algum moderador mova o tópico pro lugar certo.

Bom vamos lá!:

Eu desenvolvi uma GUI que ela tem um JMenuBar e uns labels e textfields mas de inicio eles vem como estado setVisible(false). Quando a classe é executada a única coisa que o usuario pode ver é a JMenuBar. Clicando nos menus ele pode achar um JMenuItem chamado “Acessar Conta”. Ao clicar no mesmo uma outra GUI é exibida com 2 textfields um para ser digitado um usuário e outro para a senha, um botão e um label de ‘Status’. Ao clicar no botão o label Status deveria ser mudado para ‘Aguarde’ ou coisa do tipo e uma conexão com o banco de dados que eu criei no sql server, deveria ser feita e verificado se o usuário e senha realmente existem. Se não existirem o Status é mudado para ‘Usuario incorreto’, caso contrario deverá ser mostrado uma mensagem de sucesso, então essa GUI seria fechada, os labels e textfield ocultos da primeira janela estariam visiveis mostrando o saldo da conta que tambem estária armazenado no do banco de dados, e o usuário teria as opcões de fazer um depósito e sacar dinheiro, mas tudo aconteceria nessa mesma GUI agora, através de radio buttons e etc.

Meu problema é o seguinte, acho que se eu construir as GUI’s e os metodos tudo em uma classe só eu consigo fazer…Mas isso não é uma boa prática da POO né? Se alguem pudesse me dar umas dicas de quais classes criar ou metodos, eu tentei fazer utilizando 2 classes a principio uma para a primeira GUI e uma outra para o login, mas eu estava meio enrolado para criar os metodos e onde os colocar.

Agradeço desde já e se não for pedir demais gostaria de perguntar mais uma coisa: Esse ‘aplicativo’ é uma coisa bem simples que estou fazendo apenas para adquirir conhecimento, mas aplicativos construidos a niveis mais altos no qual seja necessario usuario e senha para acessar determinada área, como que é feita a Segurança dos mesmo? Porque esse que eu construi simplesmente usei o jdbc e dei os selects nas tabelas, se puderem citar algum assunto pra eu pesquisar ficarei grato :slight_smile:

Obrigado

3 Respostas

javaBeats

Para ajudar com sua arquitetura, pesquise no Google por “MVC” - Model View Controller - e os resultados que você encontrar devem te dar bastante informação para você começar. Quando estiver confortável com o conceito de MVC, pode então dar uma olhada nas diferentes arquiteturas que existem por aí, e como elas fazem uso de diversas camadas, entre elas, as do MVC.

Para segurança de aplicativo, normalmente usa-se JAAS, mas existem alternativas também. O JAAS está presente em aplicativos Desktop (clientes comuns ou distribuídos), e aplicações/componentes server side. Pode ser um bom começo para você estudar.

Boa sorte.

F

humm não entendi muito bem, pelo que me parece a MVC consiste em agrupar as interfaces em uma classe, os metodos em outra seria mais ou menos isso? não achei exemplos de como implementar essa tecnica =/ fiquei meio confuso mas valeu pela ajuda

Thiago_Luis

Fala cara, blza?

O conceito do MVC, a grosso modo, é separar a apresentação dos dados da lógica de negócio.
Uma classe só se encarrega do layout (disponibilização dos dados, menus, etc), uma outra contém o modelo dos dados (uma simples de cliente, produto, etc) e uma que controla tudo isso (a classe que contém a main)
Vc pode fazer um GUI sendo o principal (que contém a main) e um outro GUI só para fazer o login e senha. Exatamente como vc estava fazendo.
Pelo o que eu vi, vc estava indo no caminho certo.
Posta o código que vc esta fazendo.

Abraço.

Criado 7 de maio de 2009
Ultima resposta 9 de mai. de 2009
Respostas 3
Participantes 3