Simulador em Fortran, fala com JAVA?

10 respostas
dmandrak

E ae galera.

Tenho acesso a um simulador de uma usina nuclear bizarramente complexo feito em fortran.

To querendo fazer o controle das barras do reator (aquelas que absorvem os neutrons livres pra diminuir a reação) por logica fuzzy, mas pra isso queria usar o java e o matlab.

O problema é, o simulador é em fortran e eu conseguiria fazer um java+matlab decente, agora java+fortran não sei se consigo.

É possível? É longo?

Admito que desconheço absolutamente fortran.

Lembrando que o simulador é em código aberto, podemos escrever, tirar e por a vontade.

Abraços aew, obrigado pela ajuda.

10 Respostas

J

Veja se isto ajuda: permite executar na JVM programas / bibliotecas
escritas em qualquer linguagem suportada pelo gcc, sem modificar
o código fonte:

http://nestedvm.ibex.org/

dmandrak

cara, nao sei se pode ajudar, mas que é uma parada G-E-N-I-A-L é…

o simulador é complexo demais pra “passar pro java”.

mas valeu pela ajuda

domfab

Dmandrak,

Tenta usar o code f2j. Ele faz uma interface entre o code fortran e java.

Qquer dúvida sobre fortran é só mandar

dmandrak

valeu cara!

eu ainda nao comecei o projeto, mas assim que as dúvidas aparecerem eu penduro aqui.

E

Posso estar falando besteira, mas não é possível usar Sockets? ou RPC? Ou coisas do tipo?

dmandrak

Cara, o socket já é usado para a leitura dos dados no windows.

A não ser que o meu programa rode em windows e devolva via socket alguns valores pro servidor unix, eu acho q não dá.

Vai ser bem mais trabalhoso do que colocar ele ‘embarcado’ no server direto.

Entendeu?

Luca

Olá

Você tem acesso ao código fonte em Fortran e tem uma compilador + linker capaz montar um novo executável?

Caso afirmativo seus problemas acabaram:

1. Contrate alguém que saiba Fortran para fazer uma saida dos resultados que precisa em arquivo .txt (muitos engenheiros antigos, como eu por exemplo, sabem Fortran)

2. Seu programa Java simplesmente deve ler o arquivo .txt

[]s
Luca

dmandrak

cara, ele já escreve um arquivo em txt com as variáveis necessárias.

o meu problema é o programa em java calcular o que tem que calcular e devovler pro simulador a saída.

é o controle de um reator nuclear.

o simulador me dá as entradas, meu programa calcula o controle e devolve a saída pra planta do simulador.

pegou?

Luca

Olá

Mais ou menos. E ainda não entendi qual a dificuldade. Será o Fortran? Porque não contratar alguém que conheça Fortran? Será tão difícil assim?

[]s
Luca

dmandrak

eu sou o bolsista, então, de uma maneira ou de outra, eu sou o contratado :stuck_out_tongue:

é um projeto de pesquisa hehehehe

Criado 9 de julho de 2008
Ultima resposta 20 de set. de 2008
Respostas 10
Participantes 5