Estou começando a fazer um projeto pessoal de controle financeiro e pesquisei vários apps que fazem isso e achei alguns bem legais como o guia bolso, organizze etc
eles tem uma feature bem legal que eu coloco minha conta e senha do itau e o app consegue puxar os dados da minha conta corrente e mostrar em gráficos etc online.
alguém sabe de algum algoritmo ou framework para fazer esse tipo de conexão? em java ou em nodejs?
Sim, tem. Ainda não vi alguma que faça transações, até porque acredito que o banco não libera isso. Mas eles fazem consulta em várias contas do usuário a fim de unificar as receitas e despesas e ter um saldo único.
Eu até já usei um por algum tempo, mas pra quem só tem uma conta como eu não vale a pena. No caso o Santander lhe fornece uma senha de acesso para consultas e um cartão de senhas para transações. No app vc só fornece a senha de acesso. Lembrando que mesmo assim, antes de fazer isto procure conhecer o desenvolvedor e sua idoneidade. E em momento algum eu forneceria alguma senha de transação.