Sindicato e piso salarial

Não sei se estou confundindo, mas sempre ouvi falar que TI não era sindicalizado, um professor meu da faculdade também falava que nao era sindicalizado por isso temos esses salários absurdos
mas recentemente pesquisando na internet vi que existem sindicatos de profissional de TI sim, então porque não existe um piso salarial para a profissão?
Ou estou falando besteira?

edit

Pior que não existe nem um projeto né??
uma greve seria uma solução plausível ?
Como a greve de onibus para a cidade todo, a greve de profissionais de TI também seria bem interessante :stuck_out_tongue:

ter sindicato é abrigado por lei e todos temos, oque não existe é regulamentação.

isso mesmo que o eduJava disse
Sindicato é uma coisa: que é obrigado a todas empresas
Regulamentação é outra: a qual não temos mesmo, igual CRM para médicos, CRO para dentias, CREA para engenheiros, etc

Pior que não existe nem um projeto né??
uma greve seria uma solução plausível ?
Como a greve de onibus para a cidade todo, a greve de profissionais de TI também seria bem interessante :stuck_out_tongue:

Os sindicatos que existem sao de cunho regionais, isso de certa forma ate descentraliza a categoria, visto que as sedes regionais ao atingirem um patamar estavel nao terao a minima necessidade de lutar pela classe em sim. Acredito que deveria existir sim um orgao, conselho para esse tipo de trabalho, afinal, trabalhar com informatica requer um conhecimento tecnico, ainda que hoje em dia se consiga conhecimento atraves do google, nessa area a experiencia vale mais.

Existe sindicato sim, porém nem todas as empresas o seguem conforme a lei. Outro problema dos sindicatos, é que o atraso para fazer o reajuste salarial é muito alto em função dos debates feitos e nunca é chegado em um consenso. O reajuste se não me engano aqui em SC era para ser feito em Dezembro de 2012, e ainda em março de 2013 não saiu. Acho que na questão dos sindicatos de TI no Brasil, estamos muito longe de conseguir nossos direitos.

Quem faz greve é só em servico publico, que não pode ser mandado embora…

Se fizer greve em empresa privada, vc tem a grande chance de ser mandado embora
Mandar todos não vao, mas podem mandar alguns ali, só pro restante ficar com medo da greve, e um desses pode ser voce

Realmente, quem faz greve é motora de buzão, policial, e a raça que trabalha em serviços públicos. Esses são concursados e não podem ser demitidos. Caso nós programadores fizéssemos uma greve, primeiro que não ia ninguém, porque nerd não sai de casa kkkkkk e segundo que eu ia perder meu emprego.

Não existe piso salarial por que isso não funciona.

De qualquer forma, você está bem alienado, não? Tem projeto de regulamentação, e tem até um tópico extremamente longo no GUJ sobre isso:

Como esse é um assunto recorrente e um tanto tediante aqui, sugiro que você leia o tópico. Esse aqui será trancado.