Singleton e Swing

5 respostas
nathanpsouza

Utilizar todas as telas do sistema com singleton, é uma boa prática?

5 Respostas

fabim

Imagino que se vc fizer assim irá impedir o GC de liberar a memoria das telas nao utilizadas.

ViniGodoy

Geralmente, usar um Singleton por si só, já não é uma boa prática. Telas não são exceção.
Além disso, lembre-se que algumas telas podem precisar ser abertas mais de uma vez ao mesmo tempo no sistema, nesse caso, elas não podem ser Singleton.

Como o fabim falou, singletons também nunca são coletados, o que significa que todos os objetos para o qual a tela aponta também não são (incluindo seus listeners).

MichelSante

Não é uma boa pratica.

Antes vc deve analisar os requisitos do teu sistema e avaliar a devida utilização de um determinado pattern (singleton).

Sair utilizando pattern imaginando ser uma boa pratica nem sempre é o correto e pode acarretar em varios problemas de dificil solução no sistema.

Como as situações citadas pelo fabim e o ViniGodoy (excelente exemplo senhores).

Abraço

knik

Singleton, de jeito nenhum:
Em todos os instantes que necessite do BD (clique de mouse, etc) faça sempre assim:

1) obtenha a conexao; 2) realize o que tem de fazer com o banco; 3) feche a conexão; 4) apresente uma mensagem na tela informando se foi tudo OK (ou uma lista de resultados no caso de uma consulta.
Claro?
abcs.

nathanpsouza

knik:
Singleton, de jeito nenhum:
Em todos os instantes que necessite do BD (clique de mouse, etc) faça sempre assim:

1) obtenha a conexao; 2) realize o que tem de fazer com o banco; 3) feche a conexão; 4) apresente uma mensagem na tela informando se foi tudo OK (ou uma lista de resultados no caso de uma consulta.
Claro?
abcs.

minha duvida não é com bd, minha duvida era sobre como proceder nos momentos de instanciação das telas, mas mesmo assim obrigado.

Criado 29 de março de 2011
Ultima resposta 31 de mar. de 2011
Respostas 5
Participantes 5