Singleton

10 respostas
N

Tenho que fazer um projeto pra faculdade usando o padrão singleton.
Mais não sei qual aplicação??? Preciso de uma idéia para fazer o programa…
Vlw

10 Respostas

F

Cara seria mais facil ajudar se vc especificasse um pouco melhor

tipo que tipo de projeto vc tem que fazer

e tudo mais

assim muito generico fica meio complicado

N

Sei que singleton tem que usar uma única instância, como se fosse uma classe Deus.
Só que não tenho nenhuma idéia de programa, q use uma unica instancia.

Por exemplo :
Faz um cadastro de funcionário que faz tal coisa usando singleton.
Por que nu posso fazer qualquer programa usando singleton…

Não sei se consegui t passa…
Mais vlw ae

jingle

hehehhe essa foi melhor definição de singleton que eu vi 8)

bom quanto ao seu problema acredito… que tu possa faze praticamente qualquer programa que não tenha concorencias…

mas acredito que voce ta se confundindo porque não quer dizer que teu sistema inteiro tem que ter apenas uma instancia…
para ser singleton.

victorwss

Singleton normalmente é mais um anti-padrão do que um padrão. Algo que costuma criar mais problemas do que resolver.

Andre_Brito

Victor,
Eu já li alguns blogs (depois do seu comentário na parte da arquitetura, da morte da OO) sobre isso e ainda não me convenci.
Será que se ele for usado “com moderação” ele não é um pattern? Eu estava tentando usar Singleton em um trabalho da faculdade, mas acho que não tinha um porquê usar ele (na verdade, era mais problema de coesão mesmo :|). Parece que depois que nós aprendemos uns poucos patterns, queremos usar eles em qualquer lugar - mesmo que mate uma pulga com uma bomba.

Abraço.

N

Eu sei que o padrão singleton não serve pra muito coisa, so complica a vida da gente.
Mais meu prof. só escreveu isso…

Este trabalho consistirá em:

1. Estudar o padrão de projeto Singleton.
  2. Implementar o padrão em C++ ou Java.
  3. Implementar uma aplicação simples que demonstre a utilidade do padrão. Esta
    aplicação deverá ser projetada de maneira que possa ser verificado que apenas um
    objeto da classe pode ser instanciado.

E tenho que fazer isso em menos de uma semana …

wbdsjunior

o Singleton é assim que faz:

class Singleton {
    private static Singleton instance;

static {
        instance = new Singleton();
    }

private Singleton() {
    }

public static Singleton getInstance() {
        return instance;
    }
}
e sempre que precisar pegar a instância faz assim:
Singleton singleton = Singleton.getInstance();
você pode colocar outros atributos private e os gets deles.

vai fazendo teu trabalho e se tiver dúvida, posta aí. o resto a galera já disse.

abraço.

Mikhas

Você pode criar um sistema qualquer de cadastro e fazer com que sua camada de acesso ao banco de dados seja singleton.
Fiz uma vez um projeto dessa maneira e me foi muito util.

Laubstein_M_cio

Cara use este site para entender mehor o pattern

http://www.oodesign.com/singleton-pattern.html

E sinceramente, acho que você poderia usar o padrão singleton como um objeto Log, assim disponibilize algumas ações para o usuario e use o singleton para grava - las em algum arquivo, simples. Vi que terá de faze - lo em C++ tb e pela dificuldade acho que você irá programador a saida no console mesmo, então eu faria algo do genero ou mesmo um Singleton para buscar algumas configurações de perfis de usuário como por exemplo

O usuário logou, ele informa qual perfil, o seu singleton pode buscra informações de como apresentar certos menus diferenciados para o cara, terminando faça algo simples, não me parece um trabalho que chegue a valer muita nota

Abraço!

N

Ja deu pra ter uma ideia vlew galera :lol:

Criado 12 de novembro de 2008
Ultima resposta 13 de nov. de 2008
Respostas 10
Participantes 8