Sintetização de voz

Olá pessoal!
Procurei algo para sintetizar vozes (pronunciar) a partir de textos e não encontrei muita coisa, o que encontrei não consegui fazer dar certo. Algum de vocês já passou por essa necessidade? O que fizeram?

Veja esse tópico, me ajudou a fazer algo parecido com o que vc precisa:
http://aquilesburlamaqui.wikidot.com/javaspeech

O problema é que preciso que minha aplicação rode também em Linux e pelo que vi nesse tutorial não é possivel

Você deve se concentrar na Java Speech API. Ela quem vai reconhecer e sintetizar (texto em voz ou voz em texto).

Com relação ao artigo, acredito que vc consiga encontrar para download tudo para linux: ViaVoice SDK, ViaVoice TTS SDK, runtime, etc.
Confesso que não procurei.

Sim, eu vi e li muito sobre essa api mas ainda não encontrei nada para linux. Uma pergunta: Uso ela para desenvolver as falas mas para rodar no cliente ele vai precisar de tudo isso?

Se o negócio funciona apenas no Windows e tu precisa botar para rodar no Windows, emule um Windows no Linux usando Wine ou ponha lá VirtualBox/VMWare. Pode paracer uma gambiarra nojenta mas em teoria deve funcionar.

Inté.

Cara… isso é coisa de pedreiro… além do mais eu preciso para rodar em Linux e Rwindow$ e se possivel em Mac também. Quero que seja Bem multi-plataforma.